Ascom/PMM

A Prefeitura Municipal de Mandirituba, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, adquiriu novos brinquedos para instalações em espaços públicos. A aquisição envolve 02 playgrounds, contendo (escorregadores pranchas de plástico, cadeiras de balanço e rampas de escalada). Os mesmos ficarão localizados um na Praça de Areia Branca dos Assis já instalado e outro na praça Senhor Bom Jesus localizada no Centro de Mandirituba, que está em fase de instalação. O playground da praça pública é muito importante para a interação e fluidez da área de lazer.

A aquisição também contou com um balanço adaptado para cadeirante, conforme a Lei Federal de Inclusão nº 13.146 de 6 de junho de 2015 e pensando em proporcionar diversão a todas as crianças, foi adquirido um balanço adequado para cadeirantes, instalado no centro poliesportivo para proporcionar abrangência, segurança e acessibilidade. Refere-se a um equipamento modificado, projetado com estrutura de ferro, superfície pintada de alta resistência e trava especial, que pode manter a cadeira de rodas fixa enquanto a criança se diverte. Este brinquedo infantil adaptado para cadeiras de rodas, permite o uso de crianças com certos tipos de restrições.

O valor do investimento nos playgrounds e no balanço para cadeirante somou um total de 24 mil reais, custeados com recursos próprios. A atual gestão investiu em espaços públicos abertos, com o objetivo de trazer de volta o apreço pelas áreas ao ar livre, o que é um detalhe fundamental na socialização, educação e recreação das crianças.

A Secretária de Educação Esporte e Cultura, Maria Aparecida Claudino Biscaia frisou “As instalações ocorreram conforme normas e padrões de segurança, pois é essencial implementar a área de lazer dentro dos padrões recomendados”. A Secretária também citou, “Esse tipo de investimento garante interação para as crianças beneficiando a saúde, o comportamento e o desenvolvimento físico e psicológico dos menores”.