Para comemorar os 20 anos do Museu do Boneco Animado de São José dos Pinhais a Secretaria de Cultura realizou uma live onde aconteceu a apresentação de uma peça de teatro de bonecos, transmitida na manhã da terça-feira (30).

“É um momento especial onde gostaríamos de receber muitas pessoas para comemorar. Infelizmente a situação atual não permitiu mas não poderíamos deixar de prestar essa homenagem”, disse a secretária de Cultura, Denise Pinheiro.

O prefeito Toninho Fenelon esteve presente e lembrou a trajetória do Museu. “Eu que vi nascer esse movimento do boneco em São José dos Pinhais quero agradecer a todos aqueles que contribuíram com essa história – todas essas pessoas que com seu trabalho despertam encanto em crianças e adultos”, disse o prefeito.

O Museu do Boneco Animado de São José dos Pinhais foi um dos primeiros do Brasil nesse segmento, sendo até hoje uma referência. Iniciou em 29 de Junho de 2000, no Centro de Vivência João Senegaglia com o projeto “O Boneco e Sociedade”, pela Secretaria Municipal de Cultura. O intuito do projeto era inserir o boneco nos segmentos da sociedade, difundindo a cultura bonequeira do município. Por anos foi sediado na Praça Getúlio Vargas, retornando para o Centro de Vivência Senegaglia em 2020.

Conta hoje com um acervo de aproximadamente 400 bonecos das dez principais técnicas de manipulação.