Entre os dias 14 e 17 de maio, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Pinhais realizou mais uma edição do Mutirão da Castração de Cães e Gatos. Este programa é mais um serviço oferecido pela Prefeitura à população, cujo objetivo é controlar a população de cães e gatos, bem como propagar a Educação Ambiental e a Guarda Responsável dos tutores de animais domésticos. Na edição da última semana, foram agendadas as castrações de mais de 400 animais, porém, desses, pouco mais de 320 proprietários compareceram para efetivar o procedimento. Próxima edição da ação está programada para junho, ainda sem data definida

“Cerca de 20% das vagas disponíveis foram inutilizadas, sendo que poderíamos ter chamado outras pessoas que estão na fila para realizar a operação em seus animais, já que este procedimento não tem custo para a população e contribui com o bem estar animal e de toda a cidade. Pedimos a conscientização dessas pessoas que, ao serem chamadas, e impossibilitadas de comparecerem, avisem a nossa equipe para esta contactar outros munícipes interessados no serviço”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu.

O Mutirão de Castração é direcionado ao público já cadastrado na Semma e, antes do processo cirúrgico, os proprietários participam de palestra com noções do procedimento, cuidados com o pós-operatório e orientações sobre a legislação de proteção e bem estar dos animais. Após o procedimento, os animais passaram pelo atendimento pós-cirúrgico e foram microchipados.

Os interessados em participar do programa precisam apresentar os seguintes requisitos: animais de moradores que comprovem a participação ativa no programa social Bolsa Família; animais em situação de rua e comunitários; animais de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou com transtorno de acumulação, conforme avaliação da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente; animais de outras situações relevantes para o manejo populacional, condicionadas à avaliação técnica da Semma.

Para o cadastro é necessário apresentar na Secretaria os seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de Residência; Comprovante de recebimento de Bolsa Família (este não pode ter sido emitido há mais de três meses). Após a inscrição, os munícipes deverão participar de palestra educativa, com data, horário e local informados no ato do cadastro. Caso não compareça na palestra, no prazo de três meses da inscrição, o cadastro será automaticamente cancelado.

Serviço
Mais informações com o setor de Defesa e Proteção Animal pelo telefone (41) 3912-5705 ou e-mail: [email protected].