Aconteceu na tarde da última terça-feira (12), o lançamento de uma operação integrada do projeto Em Frente Brasil, na praça Oito de Janeiro, em frente à Igreja Matriz de São José dos Pinhais. Esta é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem como objetivo combater a criminalidade violenta, visando o engajamento de todos os entes federativos.

Em São José dos Pinhais, a operação conta com a participação conjunta da Guarda Municipal, Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional, que por meio de atividades ostensivas de prevenção e patrulhamento, buscam combater ações criminosas na cidade.

Durante o lançamento da operação, foi destacada a importância de políticas públicas de prevenção no combate a criminalidade. Ao aliar essas duas frentes, São José dos Pinhais pode se tornar um modelo de referência na segurança e desenvolvimento social. “Nós temos que prevenir. Por isso, é muito importante trabalhar com nossas crianças, nossos jovens e se fazer presente, estando nos bairros para que tenhamos mais segurança no município”, afirma a prefeita Nina Singer.

Desde 2019, São José dos Pinhais tem sediado esforços governamentais para coibir a prática de ações criminosas. Durante o evento, o vice-prefeito, Professor Assis, reforçou a importância da união entre as forças de segurança para garantir o bem-estar de todos os cidadãos são-joseenses.

Segundo o secretário municipal de Segurança, Ricardo Kusch, as ações acontecem pontualmente em algumas regiões da cidade. “São pontos previamente estudados, dos quais nossas equipes de inteligência têm informações privilegiadas, sendo assim podemos trabalhar no tocante de buscar foragidos, conter o tráfico de drogas e armas, além de abordar veículos ou indivíduos suspeitos”, afirma.

Essa é a primeira de muitas operações que devem acontecer no ano. Para o Tenente Coronel Ribas, do 6º Comando Regional da Polícia Militar, o projeto tem sido um sucesso na redução de vários números de criminalidade e também no sentimento da população, que está mais assistida com a maior proximidade dos órgãos de segurança nos bairros.