Está acontecendo em Foz do Iguaçu o 13º Festival das Cataratas, um dos maiores eventos do setor na América Latina, durante a abertura a cidade de Paranaguá conquistou o selo +Turismo, por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur), que visa atrair mais turismo gerando investimentos, emprego, renda e inclusão social de forma sustentável. O selo foi concedido pelo Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, com a presença da governadora Cida Borghetti.

Para a concessão do selo +Turismo, para projetos do setor público, são obrigatórios alguns critérios como: possuir conselho ou fórum municipal de turismo, possuir plano de desenvolvimento estratégico no setor turístico, estar alinhado com as ações do programa entre outras. Tendo todos os fatores exigidos, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) apresentou propostas para o Prodetur.

As propostas para obtenção do selo + Turismo contemplam ações na área de infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana, bem como, qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa, inovação, empreendedorismo e parcerias público-privadas, zelando pelo desenvolvimento sustentável.

O 13º Festival Cataratas segue com a programação até esta sexta-feira, 22, com exposição, rodada de negócios, fórum e outras atrações. Além do secretário municipal de Cultural e Turismo, Harrison Camargo, estão presentes em Foz do Iguaçu a superintendente de Qualificação e Promoção do Turismo, Fernanda Inasaris e a diretora de Infraestrutura Turística, Ceres Martins.