Na quinta-feira (25) foi lançado em Pinhais o Programa Guarda Inteligente, que busca, por meio de mecanismos tecnológicos avançados, estar mais próxima à população. Criada em 2009, a Guarda Municipal já é referência no Paraná e vem se destacando por suas ações.

Com foco no policiamento preventivo e ostensivo, estar próximo à comunidade é uma das marcas da Guarda Municipal de Pinhais. "Com o lançamento do Programa Guarda Inteligente, que engloba uma série de dispositivos tecnológicos, aproximamos ainda mais os nossos serviços da população. Nosso objetivo é agilizar o atendimento e dar continuidade a um trabalho que já vem sendo realizado em Pinhais que foca em melhorar a segurança pública no nosso município", salientou o Secretário de Governo, Ricardo Pinheiro.

Em Pinhais, a tecnologia já é usada em benefício da população, todos os prédios públicos são interligados por fibra ótica, a cidade conta com um moderno sistema de geoprocessamento e oferece um portal, onde o cidadão tem acesso a diversos serviços de utilidade pública. A vice-prefeita, Rosa Maria, reforçou que, por conta disso, Pinhais já é considerada uma cidade digital. "Nos últimos anos foi feito um grande investimento em fibra ótica e em equipamentos, o que facilita o desenvolvimento de programas como esse", disse.

Programa 153 Cidadão

O aplicativo 153 Cidadão, que já está disponível para ser baixado pela App Store e Google Play, é um mecanismo de aproximação com a população. O aplicativo permite que o cidadão se conecte diretamente com a Central da Guarda Municipal, reconhecendo automaticamente a identidade e a localização. O atendimento via chat com o usuário passa então para a equipe da viatura, que dará prosseguimento ao atendimento.

Ao baixar o aplicativo o usuário precisa informar os dados pessoais, o que facilita o atendimento da ocorrência. Além disso, mulheres sob proteção policial terão um botão exclusivo para chamar a Guarda Municipal.

Central de Monitoramento

A Guarda Municipal conta com a central de monitoramento, sistema integrado alimentado por um mais de 500 câmeras instaladas em prédios públicos e diversos pontos estratégicos do município. Além de permitir a vigilância em tempo real, a rede integrada de captação de dados também possibilita que as imagens gravadas permaneçam armazenadas em um banco de dados.

Guarda Municipal

A GM conta com três módulos em pontos estratégicos, além da unidade móvel implantada com o objetivo de deslocar o atendimento da corporação para diferentes regiões. Também criado para atender as reivindicações da população, o equipamento tem conseguido conciliar o trabalho já desenvolvido pelo comando e abranger, de forma mais completa, o bairro onde se instala provisoriamente.

Além disso, a corporação realiza ações integradas com a polícia militar, algo que tem apresentado bons resultados para a segurança pública municipal. A Guarda também possui seu próprio centro de formação e instrução utilizado para os cursos de requalificação realizados anualmente, atendendo uma exigência da Polícia Federal.

Certificação

Além do lançamento do Programa Guarda Inteligente, durante o evento os guardas municipais foram certificados pelos cursos de Requalificação Funcional, Romu e Calibre 12 e também receberam as novas funcionais.