A Escola Municipal Felipe Zeni, o CMEI Aprendendo e Crescendo e a Unidade de Saúde Ana Neri, em Pinhais, realizaram, no último dia 16, atividades pelo Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa dos Ministérios da Saúde e Ministério da Educação, que em Pinhais é coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.

A proposta visa levar ações de prevenção, promoção, atenção e formação à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público. As atividades são desenvolvidas pelos profissionais das unidades de saúde da família e das redes municipal e estadual de ensino.

O município de Pinhais assinou o termo de adesão do Programa Saúde na Escola – ciclo 2017/2018 no ano passado. Neste documento, foram pactuadas 12 ações a serem desenvolvidas em 16 instituições de ensino do município, entre escolas municipais, cmeis e uma escola estadual, totalizando 5.037 educandos, com a participação de 21 equipes de Estratégia Saúde da Família, pertencentes às 11 Unidades de Saúde da Família (USFs).

A coordenadora da USF Ana Neri, Simone Tochetto, detalha quais foram as atividades realizadas na Escola Municipal Felipe Zeni, tendo como público-alvo os alunos das unidades de ensino, pais e responsáveis: "Disponibilizamos ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, trabalhando com tema Bullying. Também promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; vacinação; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS (para os alunos do 5º ano); prevenção das violências e dos acidentes; orientações sobre primeiros socorros".