Durante novembro, foram realizadas em Piraquara diversas atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra. A programação envolveu servidores, estudantes da rede municipal e comunidade geral em palestras, espetáculos e exposições, com o objetivo de incitar a reflexão sobre o negro na sociedade e de promover a igualdade racial.

A programação teve início no dia 20 de novembro, com contação de histórias na Escola Estadual M'Bia Arandu, realizada pela mediadora de leitura Janaina Micheluzzi Ferreira. A roda de leitura reuniu obras de escritores afro-descendentes. No mesmo dia, o Centro de Artes e Esporte Unificados (CEU) recebeu o teatro de sombras "Irmãos Zulu". O espetáculo é da Companhia Karagozwk e inspirado em contos afro-brasileiros.

O dia 20 de novembro também contou com a reunião ordinária para agentes políticos, com interesse no diálogo de promoção da igualdade racial do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), realizada no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza. O encontro contou com reflexões sobre o papel do conselheiro municipal e competência das políticas públicas no atendimento da população negra.

No dia 30 de novembro, a Casa da Memória Manoel Alves Pereira realizará a sexta edição da "Roda Poética". Durante o evento, mediado por Janaína Micheluzzi, foram apresentados poemas escritos por poetas e poetisas afrodescendentes, como Elisa Lucinda, Nará Souza Oliveira, Cruz e Souza, entre outros.

Além destas ações, o Centro da Juventude (CJ) e o CEU, em parceria com a Casa da Memória Manoel Alves Pereira, apresentaram as exposições "Yai: Seres Invisíveis", que retratam a cultura dos marginalizados, e a "(Re) Existência", sobre cultura negra e periférica, respectivamente. As exposições são da artista piraquarense Karina Duarte e estarão dispostas, até o final do mês. A partir do dia 13 de dezembro, a exposição "Yai: Seres Invisíveis" estará no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza.