Entre os dias 10 e 16 de janeiro, Piraquara receberá alunos da Universidade de Harvard (EUA) para o Public Health Collaborative Course in Brazil. Realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná e apoio da Prefeitura de Piraquara, o curso contará com a participação de 15 estudantes de pós-graduação norte-americanos, 15 brasileiros, além de professores e pesquisadores dos dois países. 

Durante a formação, serão realizadas palestras, discussões, visitas a unidades de saúde e equipamentos de atendimento especializado de Piraquara, e trabalho em grupo. Cinco tópicos específicos serão abordados: HIV/AIDS, Tuberculose, Dengue, Saúde Mental e Violência. Os alunos trabalharão em grupos de seis pessoas, três de Harvard e três do Brasil, cada grupo com um tópico.

O curso é realizado pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard em parceria com instituições brasileiras e municípios de diferentes estados, e pela primeira vez será em Piraquara. "O município foi escolhido em razão da parceria com a UFPR através do Programa de Residência Multiprofissional e Médica. Outro fator atrativo é a rede de Atenção Básica estruturada que Piraquara possui. Atualmente Piraquara é um dos municípios, de médio porte, da metropolitana com cobertura populacional da Estratégia Saúde da Família acima de 55%", explicou a Secretária de Saúde, Maristela Zanella.

Recepção dos estudantes

A recepção dos participantes do curso será no dia ​10 de janeiro, às 13h30, no Complexo Administrativo Vila da Cidadania. Na oportunidade, será feita a apresentação da Rede Municipal de Saúde e projetos desenvolvidos em Piraquara pelos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFPR. 

Serviço

Abertura do Curso Colaborativo em Saúde Pública de Harvard

Data: 10/01/19

Local: Complexo Administrativo Vila da Cidadania

Endereço: Rodovia João Leopoldo Jacomel, nº 4675, Jardim Primavera 

Saiba mais sobre o curso: https://brazil.drclas.harvard.edu/pi/2019phcc?fbclid=IwAR3QeJvLkmby92lZaMUfzoeMnwPKOdY0gmmxboHo43-cIr7SKvirMdP1STc