Bruno Oliveira e Acervo Mostra Afro Cultural Baobá

O mês de novembro é escolhido para fomentar o debate sobre as questões raciais que afetam diretamente a comunidade negra, sendo chamado de “Mês da Consciência Negra”. Em Piraquara a “Mostra Afro Cultural Baobá” levou o tema para os Colégios Estaduais do município.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação e Cultura – SECC, através do Edital Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e equipe diretiva dos Colégios Estaduais de Piraquara.

A Mostra Afro Cultural Baobá é dirigida pelo Produtor Cultural Gilmar Rodrigues de Lima e tem o objetivo destacar a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social, proporcionando aos estudantes a interação com o tema por meio de oficinas de teatro, dança africana, artes visuais, contação de histórias, palestras e merenda temática.

A Mostra ocorreu no dia 08 de novembro no Colégio Estadual Gilberto Alves do Nascimento no bairro Recanto das Águas, dia 09 no Colégio Estadual Rosilda de Souza Oliveira no Guarituba, dia 26 Colégio Estadual Romário Martins no Centro, dia 29 Colégio Mário Braga no São Cristovão e no dia 30 no Colégio Estadual Boa Esperança no Guarituba. O projeto contempla ao todo vinte escolas situadas nos municípios de Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Pinhais e Piraquara, participam do projeto.

A atriz Geisa Costa, uma das profissionais atuantes na Mostra, é contadora de histórias e apresenta uma reflexão chamada de “Dedo de Prosa”, na qual fala sobre afrobrasilidades, trazendo ícones do Brasil, poetas, guerreiros, heróis, discutindo temas como preconceito e bullying.