As equipes policiais do Verão Consciente 2020/2021 no Litoral, que atuam no ciclopatrulhamento, passaram na quarta-feira (13) por uma capacitação sobre abordagens e outras técnicas policiais com uso de bicicleta. O objetivo do nivelamento, coordenado e executado por um major especialista no assunto, é aperfeiçoar as habilidades no trabalho preventivo e ostensivo desenvolvido desde o início da temporada com as bikes. Participaram das atividades teóricas e práticas policiais militares de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

A instrução foi aplicada pelo comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM), major Marcos Tordoro, que desenvolveu, há alguns anos, um projeto de policiamento com uso de bicicletas no meio urbano na região de Londrina para criar uma ponte de aproximação da PM com a população durante o trabalho de prevenção à criminalidade. Essa modalidade de patrulhamento tem se firmado no Estado e já se expandiu para a região de Maringá, área do 4º Batalhão, além do Litoral.

O policiamento com bikes é utilizado nas cidades de Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos, nos balneários com maior concentração de comércios e circulação de pessoas. Há anos esse modelo vem sendo aplicado no Litoral na temporada de verão como forma de prevenção à crimes e de maior proximidade com os veranistas. No Litoral, o ciclopatrulhamento se consolidou durante o período como um incremento à toda gama de atuação da Polícia Militar na prevenção à criminalidade.