O prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, assinou na manhã da quarta-feira (20) o Decreto que autoriza que uma cota mensal do número total de passagens de ônibus das linhas municipais possa ser paga em dinheiro a partir desta quinta-feira 21 de junho. “Este decreto representa uma proposta de campanha que estamos cumprindo, e representa também  o anseio da população que nos pediu essa segunda opção”, declarou o prefeito Toninho Fenelon, que acrescentou.  “O cartão trouxe modernidade, mas não deixou opção para o usuário que precisa utilizar o transporte coletivo em uma situação eventual ou de emergência, e é para esse público que a cota do Decreto é destinada”.

O secretário de Transportes e Trânsito, Miguel de Paula,  ressaltou que o uso do bilhete eletrônico não tem como retroceder e é uma tendência que as cidades estão buscando. “O transporte público é importante para a mobilidade da cidade e para o cidadão, por isso precisamos incentivar o seu uso. Hoje está descartado a volta de cobradores, pois implicaria no aumento da passagem. Esse decreto devolve o direito de ir e vir no transporte público”.

O vereador Luiz Paulo, autor da lei que permite que motoristas possam fazer a cobrança de passagem, ressaltou que esse resultado é fruto de um trabalho conjunto. “Quero agradecer aos vereadores da Comissão de Constituição e Justiça pelo esforço e entendimento na busca de uma solução conjunta”.

O decreto permite que até 5% das passagens de ônibus das linhas municipais possam ser pagas em dinheiro ao motorista da linha, ou seja para casos de emergência ou para passageiros eventuais. O valor, de R$ 5,00, é diferente do valor do bilhete eletrônico, pois o custo operacional da passagem eletrônica é menor.

De acordo com as empresas de ônibus, por mês cerca de 300 pessoas tem utilizado o bilhete eventual, um número pequeno considerando que diariamente cerca de 56 mil passageiros utilizam o transporte público municipal. O decreto não afeta o uso do cartão eventual, que pode ser adquirido nos locais que carregam passagens, e cujo bilhete custa R$ 3,90 – nessa modalidade o usuário pode usar a passagem e devolver o cartão e ter esse custo do plástico ressarcido.