Ascom/PMCL

O Ambulatório Móvel de Oftalmologia, do COMESP (Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná), está em Campo Largo e, desde à manhã desta sexta-feira (12), está recebendo 500 cidadãos campo-larguenses que têm agenda para exame de Acuidade Visual – e outros exames, na Secretaria Municipal de Saúde. A atenção das especialidades é de responsabilidade do Estado, mas o Município está arcando com o serviço para que os cidadãos não fiquem sem atendimento.

O prefeito Marcelo Puppi e a secretária da Saúde, Chrystiane Chemin, estiveram no Ambulatório instalado no estacionamento do Centro Administrativo, para início dos trabalhos. O Ambulatório permanecerá por duas semanas ou até que todas as 500 pessoas sejam atendidas. Dois médicos oftalmologistas estão atendendo o público de acordo com o agendamento das consultas efetuados na Secretaria Municipal de Saúde. São uma média de 80 consultas por dia, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

“Tivemos que comprar esses 500 exames devido à necessidade da população que já está há muito tempo esperando o atendimento. A nossa responsabilidade é com a Atenção Básica. O Estado deve oferecer o atendimento de especialidades”, disse o prefeito aos usuários do SUS, que estavam aguardando a chamada para os exames.

O conjunto com consultório, sala de espera e banheiro é instalado em dois contêineres preparados pela empresa Visimed, contratada pelo COMESP. No consultório, todos os equipamentos necessários para o atendimento, exames e diagnóstico estão disponíveis. Uma das senhoras que esperava para ser atendida disse que “parece uma clínica particular”; destacou estar agradecida por poder ser examinada por um oftalmologista.