Na contramão da crise, o superávit financeiro demonstrado em uma avaliação recente demonstra o equilíbrio orçamentário, fruto de um planejamento estratégico e da adoção de medidas de otimização de recursos.

Segundo o Secretário Municipal da Fazenda Mauricio Ton, "os resultados altamente positivos e as contas no azul foram possíveis com ações como um maior controle por meio do comitê financeiro, o rigor na autorização de despesas e o apoio irrestrito do prefeito que não interfere na gestão financeira", disse.

Mauricio informa ainda que os pagamentos dos contratos são realizados rigorosamente em dia e não há nenhum fornecedor em atraso, desde que de estejam com a documentação legal em ordem, entregue em tempo hábil. "Em 2017 conseguimos antecipar o 13º do funcionalismo e este ano o recurso já está assegurado. Os salários mensais de todos os servidores são efetuados antes do último dia útil do mês", comentou.

Esta recuperação financeira reflete numa maior capacidade de investimentos municipais e principalmente na recuperação da credibilidade. "Nossos fornecedores, quando oferecem suas propostas em processos licitatórios, reduzem os valores pelo risco zero de inadimplência. Isso reflete em economia de mais recursos, que podem ser revertidos a outras áreas".  

O contexto atual pode ser verificado no maior interesse de empresas e prestadores de serviços em participar de licitações municipais. O cenário favorável economicamente garante à Prefeitura da Lapa certidões e certificações positivas conforme preconiza com a Lei de Responsabilidade Fiscal.