Em uma solenidade na tarde da terça-feira (17), a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), concluiu a formação da 4ª turma do Curso de Auxiliar de Panificação e Confeitaria – Panificadora da Família. Agora, foram 25 pessoas que concluíram a capacitação neste curso que foi reativado pela SMAS em 2017 e que conta com a parceria do Senai Araucária. Os participantes são encaminhados pelas unidades da SMAS do município.

A capacitação teve 200 horas e os participantes contaram com um amplo conteúdo. Segundo o instrutor do curso, André Carlos de Oliveira, entre as receitas estiveram diversos tipos de pão, rocambole, cupcake, alfajor, massa folhada, entre outros.

Oportunidade – A oportunidade de realizar o curso transforma a vida das pessoas. Moradora do Barigui, Sebastiana Aparecida Nogueira Rocha conta que tinha pouca experiência na área e que agora aprendeu a fazer uma infinidade de coisas. “Já comprei máquina para fazer pão e bolacha. Estou pagando com o dinheiro da venda das coisas que eu faço”, revelou satisfeita.

Desempregada, Sebastiana comentou sobre a vontade de ter um negócio próprio nesta área de alimentação. Ela explica que o esposo trabalha com transporte e tem realizado a entrega das encomendas em empresas do município.

Com apenas 16 anos, Luan Gosmes dos Santos disse que nunca imaginou fazer um curso nesta área. Ele já chegou a fazer e vender pastéis para amigos. Mas para ele, o curso pode ser um “escada” para alcançar sonhos maiores. O jovem pensa em utilizar os conhecimentos para, no futuro, ter recursos para pagar a faculdade de Educação Física. Enquanto isso, o jovem brinca que já espera a cobrança da família para que faça itens que aprendeu no curso em casa. A avó dele, Marlene Gomes, destacou que, com o curso, ele terá mais oportunidades e que o jovem mostra-se muito interessado. “Ele já faz as coisas em casa. Nos aniversários ele que vai fazer”, brincou também.