Os beneficiários de programas sociais precisam manter os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados. Por isso, a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizará um mutirão nos dias 22 e 23 de março, das 8h às 17 horas, no CRAS Tupy, para atualização de dados e também para novas inscrições. O Cadastro único é a “porta de entrada” para vários programas sociais. Quem não tem os dados atualizados pode ter o benefício bloqueado. Quem já atualizou recentemente não precisa se preocupar.

Assim, as pessoas inscritas no Programa Bolsa Família, na tarifa social de água e da Copel, no Programa do Leite, no Benefício de Prestação Continuada (BPC) são alguns dos exemplos que devem sempre manter o cadastro atualizado. O atendimento no mutirão será por ordem de chegada.

Segundo a SMAS, a atenção deve ser maior dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que ainda não estão inscritos no CadÚnico. O BPC é voltado para idosos a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência (de qualquer idade) com renda por pessoa da família inferior a ¼ do salário mínimo atual ou renda familiar de até 3 salários mínimos. É comum o BPC ser confundido pelos beneficiados como uma aposentadoria ou pensão, mas, ao contrário destas, o BPC não tem a 13ª parcela.

A SMAS estima que atenderá cerca de 300 pessoas durante os dois dias de mutirão no CRAS Tupy. Precisam atualizar os dados aqueles que estão com mais de dois anos que não atualizam as informações. Há também aqueles que tiveram alteração na composição da família (para mais ou menos pessoas), quem mudou de endereço/município nos últimos dois anos ou se as crianças mudaram de escola. Beneficiários da tarifa social da Copel precisam atualizar os dados do Cadastro Único todo ano. Para a atualização de dados durante o mutirão é necessário retirar um encaminhamento no CRAS mais próximo da residência.

Documentos – Devem ser apresentados para cadastro e atualização do CadÚnico os documentos originais de todas as pessoas que moram na casa: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; Carteira de Identidade (RG); Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI); Carteira de Trabalho; ou Título de Eleitor.

O CRAS Tupy fica à rua Jardineira, nº 357 – Campina da Barra.