O Paraná está deixando de vacinar contra a febre aftosa. Essa conquista é consequência de mais de 50 anos de campanhas periódicas de vacinação. As campanhas de vacinação serão substituídas pela atualização das informações dos rebanhos, feita pelo próprio produtor rural.

É necessário que os pecuaristas atualizem seus rebanhos – a quantidade de animais existentes em suas propriedades rurais, como bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas e peixes. Todas as espécies devem ser atualizadas.

COMO ATUALIZAR:

Em uma unidade local da Adapar (Agência da Defesa Agropecuária do Paraná);
Em um escritório de atendimento municipal autorizado;
Em um sindicato rural autorizado;
De forma on-line, no site da Adapar (www.adapar.gov.br).
QUANDO ATUALIZAR – As campanhas são semestrais. A primeira delas vai de 1º a 30 de novembro de 2019. Fique atento para as datas seguintes, que serão divulgadas no site da Adapar.

COMO ATUALIZAR O REBANHO ON-LINE – (http://www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho)

Acesse o site da Adapar e clique em “Campanha de Atualização do Rebanho”. Agora, escolha a opção “Quero me cadastrar”. Depois, informe o seu CPF e seu nome. Preencha os dados e crie um login e uma senha de acesso. Este procedimento cadastrou você na Central de Segurança do Estado do Paraná.

Em seguida, retorne à página da campanha e clique em “Já sou cadastrado”. E você já está apto a atualizar o seu rebanho. Se você já tiver cadastro, é só ir direto a esta opção. Para começar a atualização, faça login na página da campanha e confirme os seus dados. Depois, clique em “Prosseguir” e selecione a propriedade com pendência de atualização do rebanho.

Escolha a espécie e, em seguida, atualize a quantidade de animais por idade e gênero. Assinale a declaração de que você comprovou o rebanho e clique no botão “Comprovar”. Repita o mesmo procedimento para todas as espécies de suas propriedades.

E se você não tiver acesso à internet, pode fazer a atualização manualmente mesmo. Pegue um formulário na Adapar mais próxima de você, preencha as informações e o devolva lá mesmo. Se você tiver dúvidas, consulte o site ou procure uma unidade especializada.

SERVIÇOS:

ADAPAR – ULSA Campo Largo

Rua Oswaldo Cruz, 363 – Casa do Agricultor