O prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, tomou conhecimento dos servidores públicos que receberam o benefício de Auxílio Emergencial do Governo Federal e determinou as diligências necessárias, a fim de que seja imediatamente averiguado se houve equívoco ou má fé das pessoas identificadas pelo Tribunal de Contas do Paraná (em parceria com a CGU – Controladoria Geral da União).

Ressalta-se que segundo o TCE alguns pagamentos são automáticos em razão do cadastro de pessoas na União, por exemplo: Cadastro Único, Bolsa Família e etc. No entanto, há uma parcela em que o pagamento foi realizado em razão de uma autodeclaração. Neste caso, o servidor teria firmado junto ao sistema do Ministério da Cidadania que ele não era agente público, que não ocupava qualquer cargo ou vínculo com a Administração Pública, caracterizando assim a fraude.

A Prefeitura Municipal de Campo Largo afirma que se comprovada a má fé destes servidores públicos, eles estarão sujeitos a responsabilização rigorosa nas esferas administrativa, cível e criminal.

Se porventura alguém recebeu ilegalmente, a Prefeitura Municipal espera e acredita na imediata devolução do dinheiro, o esclarecimento necessário e a comunicação aos órgãos de controle por parte dos possíveis envolvidos.