A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), iniciou um mutirão oftalmológico visando priorizar crianças que aguardam por atendimento nesta área. Entre as ações previstas está a entrega de um total de 1.000 óculos. Isto será possível graças ao apoio obtido junto à Associação Paranaense de Oftalmologia e às Óticas Lenz. As crianças estão sendo avaliadas por equipe oftalmológica do Hospital Municipal de Araucária (HMA).

Nesta quarta-feira (18), 51 crianças já avaliadas foram ao HMA para que técnicos de ótica apresentassem as opções de armação, registrassem as medidas para as lentes e autorizassem a confecção dos óculos. As mais de 100 opções de armação disponíveis chamam atenção pela beleza e qualidade.

Lilian Cristina da Silva, moradora do Jardim Califórnia, levou a filha Emilli Cristina Ribeiro Marques, de 9 anos, para escolher um modelo de armação e realizar as medidas necessárias para os óculos. “É ótimo porque tem muita gente que não pode pagar”, avaliou a mãe. Será a primeira vez que Emilli utilizará óculos. Segundo Lilian, a menina foi, primeiro, atendida na unidade básica de Saúde e encaminhada para o atendimento oftalmológico.

Outra mãe satisfeita é Marina Rodrigues Moreira, moradora no Jardim Itaipu I. Seu filho, Adrian Gustavo Rodrigues Fernandes, de 8 anos, já utiliza óculos há dois anos e receberá gratuitamente óculos novos. Para Marina, o custo dos óculos novos sairia bem caro e a oportunidade de receber gratuitamente chegou em boa hora. Tanto Emilli quanto Adrian são estudantes e a utilização dos óculos possibilitará melhor apoio para a prática da leitura, por exemplo.

Mutirão – De acordo com a SMSA, o objetivo do mutirão é realizar um atendimento por completo. Dentro das etapas do mutirão, as crianças passaram por uma triagem entre todos os usuários, estão sendo atendidas e avaliadas por profissionais da área de oftalmologia e, mediante necessidade, poderão também ser encaminhadas para procedimento cirúrgico.