A Prefeitura de Mandirituba em parceria com o Consesp (Conselho das Entidades Sociais do Paraná), CVV (Centro de Valorização da Vida) e filiadas (ABAI, AMAI, APMI e Comitê contra a Fome), promove dia 27 de junho a palestra “Falando abertamente sobre Suicídio”. A palestra será ministrada por Quintino Dagostin, Coordenador e Membro da Diretoria do Centro de Valorização da Vida (CVV).

A palestra sobre Valorização da Vida do CVV é uma ferramenta para informar, conscientizar e sensibilizar pessoas para a valorização da vida numa ação transformadora.
O suicídio encontra-se entre as 10 primeiras causas de morte. O número por suicídios no Brasil aumentou 12% nos últimos quatro anos. Em 2015, foram 11.736 notificações, antes 10.490 registradas em 2011. Os dados são do primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgados pelo Ministério da Saúde. Devido a isso, anualmente é realizado uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio conhecida como Setembro Amarelo.

Diante das estatísticas, a Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social, Rosilene Vonsovicz Weber ressaltou a importância da prevenção ao suicídio “a primeira medida preventiva é a educação: é preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema”.

A palestra é aberta à comunidade.