A Administração Pública de São José dos Pinhais, utilizando-se das suas atribuições legais e considerando as últimas ações nas esferas Federal, Estadual e Municipal referentes ao combate do coronavirus (COVID-19), informa à população sobre o funcionamento dos serviços públicos municipais nesta semana que por meio do Decreto Municipal n°. 3.768, de 2 de abril de 2020, decreta ponto facultativo no período integral, nesta quarta e quinta-feira (08 e 09 de abril).

Fica determinado que para o atendimento dos serviços considerados essenciais à cidade, os setores responsáveis deverão organizar escalas especiais, onde a estrutura da administração pública estará de acordo com o Decreto Municipal nº. 3.769, de 03 de abril de 2020, o qual Declara Situação de Emergência nas áreas do Município afetadas por Doenças Infecciosas Virais (15110), bem como demais legislação vigente do Estado e Governo Federal, configurando os serviços como seguem:

Saúde – Em função das ações sobre o combate e prevenção ao COVID-19, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) terão funcionamento normal nos dias citados (08 e 09), bem como as clínicas e atendimentos especializados, tendo essas paralisação dos serviços apenas no feriado da Sexta-Feira Santa (10). Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Afonso Pena, assim como o Hospital e Maternidade de São José dos Pinhais (HMSJP) funcionarão normalmente nos três dias.

Segurança – O atendimento de emergência da Guarda Municipal e da Defesa Civil será 24 horas e ininterrupto por meio dos telefones 153 e 0800 153 0800, ambos gratuitos, bem como pelo aplicativo “153 Cidadão”, portanto só o atendimento administrativo irá parar nos dias descritos.

Educação – Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) também estarão sem funcionamento, conforme Decreto Municipal nº. 3.726 de 17 de março de 2020.

Coleta de Lixo – A Coleta de Lixo será realizada normalmente todos os dias, com exceção da sexta-feira (10) feriado nacional, onde a Coleta de Recicláveis também não irá operar.

Assistência Social – O Conselho Tutelar terá plantão de funcionários durante os dias informados. Os demais setores assistenciais seguem o Decreto Municipal. Telefone do Conselho Tutelar: (41) 99982-3518.

Transporte e Trânsito – Os horários dos ônibus na quarta e quinta-feira (08 / 09) serão de sábado como já instituído nos demais dias, já na Sexta-Feira Santa (10) irão operar com horário de domingo.

Esporte e Lazer – As atividades esportivas e o setor administrativo da Secretaria não irão funcionar nos dias informados, também em cumprimento do Decreto Municipal nº. 3.726 de 17 de março de 2020.

Cultura – mantém a suspensão de serviços não essenciais conforme Decreto Municipal nº. 3.726 de 17 de março de 2020.

Armazém da Família – Estará funcionando normalmente na quarta e quinta-feira (08 e 09) das 8h30 às 17h, e fechará na Sexta-Feira Santa e no sábado, retomando suas atividades na terça-feira (14).