Roberto Dziura Jr/PMP

Nos últimos dias, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Semop), iniciou a construção de calçamento para pedestres em toda a Rua Maria Antonieta dos Santos, com extensão aproximada de 1,5 km. O serviço, em concreto poroso, compreende os dois sentidos da via e começou na ponte do Rio Palmital e seguirá até a Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR- 415).

Este sistema de calçada utilizado em Pinhais não permite o acúmulo de água, contribuindo com a permeabilização do solo e não deixa poças com água, contribuindo com a locomoção dos pedestres em dias chuvosos. Além disso, o calçamento com concreto poroso tem durabilidade maior e custo similar em comparação com o convencional, manutenção quase zero e a execução da obra é relativamente rápida.

A sua construção compreende a preparação do solo com a primeira camada em saibro e uma segunda com pedra brita, ambas compactadas. O concreto é composto com uma mistura de pedrisco e cimento e nos trechos com entrada para veículos é colocada malha de aço para aumentar a resistência.

A Prefeitura de Pinhais também realiza a instalação desse tipo de calçada em outras regiões da cidade. No bairro Estância Pinhais está em finalização a construção da calçada para pedestre na Rua Guilherme Weiss. São aproximadamente 2 km de calçada, nos dois sentidos, da via que liga o Bosque Municipal e Curitiba. Outro lugar que tem ação similar é no Parque Linear do Atuba, no bairro Emiliano Perneta.