O prefeito Marcelo Roque acompanhou na tarde da segunda-feira (19) a instalação de lâmpadas em Led na rede de iluminação pública de Alexandra. A medida beneficia milhares de pessoas que residem no bairro rural de Paranaguá e que transitam, principalmente pela rua Savino Tripodi, para acessar também as localidades de Km 18 e 19 e Rio das Pedras.

Com a nova iluminação moradores e motoristas podem transitar com mais conforto visual, já que as lâmpadas em Led chegam a iluminar 3 vezes mais que uma de vapor de sódio, que emite luz alaranjada. “Não poderíamos deixar os moradores de Alexandra e de outras localidades dessa região de fora desses investimento que trazem mais segurança e conforto para trafegar pelas vias”, destacou o prefeito.

A substituição dos braços de lâmpadas por Led nos postes instalados em vias públicas de Paranaguá começou no início da administração do prefeito Marcelo Roque, em 2017. A medida ajuda a evitar assaltos (em locais claros bandidos normalmente não atacam), evita atropelamentos e outros acidentes nas vias públicas, dentre outros benefícios.

Na semana passada a Prefeitura de Paranaguá fez a troca de luminárias em Led no trecho urbano da avenida Ayrton Senna. Mesmo sendo de responsabilidade do governo federal a iniciativa foi tomada pelo prefeito Marcelo Roque para prevenir acidentes frequentes na via, que é uma das principais ligações com o porto da cidade e por onde transitam milhares de pessoas diariamente. A medida foi bastante elogiada no perfil do chefe do Poder Executivo nas redes sociais.

“Nosso papel, enquanto administrador público, é o de cuidar de nossa população e melhorando as condições de tráfego por uma via tão importante e com tanto movimento em direção ao porto estamos fazendo isso. Mesmo que a manutenção não seja de nossa responsabilidade tenho que cumprir o compromisso de melhorar a vida do parnanguara”, declarou o prefeito.

Os investimentos feitos para instalação de lâmpadas em Led na rede de iluminação pública geram economia aos cofres municipais, tendo em vista que o consumo de energia pode ser 80% inferior, comparando com o modelo atual, com vapor de sódio. Também há economia com relação à manutenção, tendo em vista que elas têm durabilidade 50 vezes maior se comparadas com as incandescentes e 5 vezes superior em relação às fluorescentes, conforme especialistas do setor.