Chrystian Oliva/PMSJP

No último sábado (02) foi celebrado o Dia de Finados em todo o Brasil, e em São José dos Pinhais a data contou com uma ação de conscientização de combate a Dengue, efetuada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde.

A ação de reforço ao combate da proliferação do mosquito Aedes aegypti foi por meio de abordagem das equipes da UVZ aos visitantes dos cemitérios do município e distribuição de materiais informativos, uma vez que nesta data diversas pessoas depositam flores nos túmulos, as quais podem ser um grande foco de larvas do mosquito, caso não se tenha os devidos cuidados para não deixar água parada embalagens, vasos, flores, plásticos e recipientes, por exemplo.

A intensificação se faz necessária também pelo período do ano, onde calor e chuvas são elementos contributivos ao aumento do número de focos de larvas do Aedes aegypti. Além de equipes fixas em alguns dos maiores cemitérios do município, equipes volantes fizeram o serviço de visitação nos demais cemitérios, durante todo o dia. A ação contou com o apoio da Guarda Municipal.

Serviço

Instituído pela Lei nº 12.235/10, o ‘Dia Nacional de Combate a Dengue’ acontece no penúltimo sábado do mês de novembro e diversas ações e mobilizações além de iniciativas do Poder Público e participação popular levam informação e mutirões de limpeza as comunidades de todo o país com a finalidade de combater a doença ainda nos criadouros do mosquito.