São José dos Pinhais foi escolhida para sediar um evento internacional de esportes populares no 1º semestre de 2020. Na manhã de terça-feira, 17, foi realizada uma reunião entre a Federação Internacional de Esportes Populares para a América e a Oceania, a IVV América; responsável por organizar o evento; com a Prefeitura de São José dos Pinhais quando foram apresentados alguns dados sobre o município e conversados alguns detalhes sobre a realização do evento.

Entre as modalidades consideradas esportes populares encontram-se ciclismo, caminhadas, trilhas, entre outras. “O município de São José dos Pinhais é um grande pólo industrial, mas também possui uma importante área rural; tanto que somos referência estadual na produção de hortifrutis. Temos capacidade para sediar esse evento, que vai ajudar no desenvolvimento econômico do município”, afirma o prefeito Toninho.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli, concorda que o evento será um incentivo para o desenvolvimento econômico. “Pessoa vão vir do exterior e isso via trazer movimentação econômica; como nos setores de hotelaria, de culinária, de transporte e é um incentivo para se o município tornar cada vez mais referência”, afirma.

De acordo com Celli, foram dados todos os sinais positivos para que o evento, cuja documentação está sendo formalizada, seja realizado no município. Presente na reunião, Graham Fawcett; o vice presidente internacional da IVV América que também é responsável pela organização da Caminhada Internacional da Natureza, afirmou que há uma grande cooperação para a realização do mundial no município.

CAMINHADA DA NATUREZA — São José dos Pinhais é referência nacional na atração de participantes nas Caminhadas da Natureza, que são realizados em diferentes colônias da área rural. Em 2017, mais de 15 mil pessoas participaram dos eventos promovidos pela Sictur.

PRESENÇAS — na reunião, além de representantes da IVV América, também estiveram presentes servidores e representantes das secretarias de Indústria Comércio e Turismo (Sictur); de Esporte e Lazer (Semel) e da Procuradoria Geral do Município, além da Emater-PR e Paraná Turismo.