Todos os dias, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) estão pelas ruas de Paranaguá com serviços diferentes, atendendo a população desde a retirada do lixo doméstico e, até mesmo entulhos, até a coleta de recicláveis. Um dos trabalhos reforçados é o de capinação e roçada.

O superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Orelino Costa Júnior explica que com o calor e chuvas, a tendência é que a vegetação cresça ainda mais rápido. “Com isso, precisamos constantemente realizar roçada e capinação para evitar que o mato cresça. As equipes realizam o serviço com frequência em praças e outros pontos da cidade. Esse trabalho também evita a proliferação de insetos como mosquitos, baratas e formigas e gera um aspecto mais bonito para a cidade”, observa.

Além da capinação e roçada, os trabalhos de retirada de entulhos não param. “Muitos parnanguaras estão conscientes e não depositam seu resíduo e entulhos em locais incorretos, mas lamentavelmente há ainda um número de pessoas que insiste em continuar despejando o lixo em terrenos baldios, algumas esquinas e outros pontos irregulares. Todos os dias, as equipes partem da Semma para realizar essa retirada, mas pedimos à população que contribua com a limpeza não realizando descartes irregulares e denunciem à Semma caso vejam essa prática que enfeia e prejudica a cidade”, destaca Orelino Costa Júnior.

Outro aspecto que tem dado certo é a coleta seletiva que passa pelos bairros e Centro da Cidade recolhendo material reciclável. Os moradores podem conferir os dias de passagem do veículo em sua região no site do Município: www.paranagua.pr.gov.br. No endereço eletrônico, também é possível conferir os dias de passagem do caminhão de coleta do lixo orgânico.