A Secretaria Municipal da Saúde de Guaratuba alerta a população quanto à necessidade de imunização contra HPV, Meningite C, Sarampo e Poliomielite. Todas estas são doenças graves, que podem evoluir com sequelas severas, como a paralisia, o câncer e até mesmo a morte. A boa notícia é que podem ser prevenidas através da vacinação. Para ampliar a divulgação quanto à gravidade destas doenças e para atingir maior parte da população algumas ações serão desenvolvidas.

Para a imunização contra HPV e Meningite a Secretaria de Saúde juntamente com as Equipes Estratégia Saúde da Família farão ações em vacinação nas Escolas do Município no retorno das férias. A vacinação contra Meningite C será direcionada para adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 11 e 14 anos. Para o HPV, o alvo serão as meninas com idade entre 09 e 14 anos e os meninos entre 11 e 14 anos de idade. 

Segundo o Secretário Municipal da Saúde, Alex Elias Antun, “as ações de vacinação estão sendo estendidas as escolas para atingir um maior número de adolescentes que, muitas vezes, não tem o hábito de procurar as Unidades de Saúde. Além da vacina, eles receberão orientações das enfermeiras e professores quanto à importância desta imunização. Porém, queremos ressaltar que os responsáveis podem e devem levar seus filhos as Unidades de Saúde para vacinação. As vacinas estão disponíveis durante todo o ano em todas as Unidades de Saúde e os profissionais preparados para receber a população.”

Para quem nunca foi vacinado contra o sarampo: são duas doses até 29 anos e uma dose entre 30 a 49 anos de idade. A vacina contra o Sarampo não é administrada a adultos com mais de 49 anos por razões imunológicas. A explicação para o limite anunciado pelo ministério é que pessoas com 50 anos ou mais já podem ter entrado em contato com o vírus e, por isso, estarem imunes ao sarampo. Dois grupos não devem tomar a vacina tríplice viral sem prescrição médica: grávidas e pessoas com a imunidade baixa.

Ministério da Saúde lança a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo nos dias 06 a 31 de agosto de 2018, no dia 18 de agosto é o Dia da Mobilização Nacional para todas as crianças de um ano a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).