Na terça-feira (11), mais 43 unidades de saúde de 27 municípios paranaenses receberam os selos de certificação do programa de Tutoria na Atenção Primária à Saúde. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde e a entrega dos selos foi feita pelo secretário Antônio Carlos Nardi, durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em Curitiba.

Para receber a certificação, as unidades devem cumprir uma série de ações que comprovem o compromisso de investir na melhoria da qualidade das atividades desenvolvidas. Os selos são divididos em quatro categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos. O programa já tem adesão de 361 municípios paranaenses e 1.110 unidades de saúde em processo de tutoria.

A Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos representada pelo Secretario de Saúde Claudir Lourenço, diretora geral da Saúde Juliane Lievore e a coordenadora da atenção primária Scheila Schons, recebeu o Selo Bronze de qualidade em Atenção Primaria de saúde da Secretaria de Estado.

O secretário Nardi explica que o programa estabelece uma avaliação rigorosa de mais de 100 itens de qualidade, desde aspectos físicos e estruturais até rotinas de trabalho. Para o secretário, a certificação é uma forma de envolver as equipes de saúde de atenção básica no trabalho em busca da excelência no atendimento.