Metropole

Publicidade
Araucária

Semana de castrações gratuitas de cães e gatos começa com quase 50% de ausência

E segunda-feira (10) marcou o início de uma semana (até 15/06) de mais de 800 castrações gratuitas de cães e gatos previstas no Parque Cachoeira. Mas a organização do Programa Castração Solidária já se mostrou preocupada com a quantidade de ausências (próxima dos 50%) do primeiro grupo de atendimento. A castração gratuita ocorre apenas para os animais cadastrados via site da Prefeitura e confirmados via e-mail informado durante o cadastro. No total, o Castração Solidária deve atender a 3.200 animais de pessoas com renda de até três salários mínimos e também de protetoras de animais cadastradas junto à Prefeitura.

Segundo a equipe da Prefeitura responsável pelo Castração Solidária, dos 30 gatos convocados para a cirurgia na manhã nesta segunda-feira, 13 não apareceram. Das cadelas, de 20 convocadas no 1º grupo de atendimento, 09 não apareceram. Entre os machos, de 06 confirmados, 03 não apareceram. Esta não é a primeira vez que as ausências sem justificativas preocupam. A edição anterior da castração também registrou esse tipo de problema. A Prefeitura ressalta a importância do comprometimento dos donos em seguir todas as orientações fornecidas anteriormente para que as cirurgias sejam realizadas. Quem for chamado para levar o animal para a castração e sabe que não poderá ir no dia agendado deve avisar a equipe do programa pelo (41)3614-7480.

Comprometimento - Para a realização da castração, os moradores se comprometem a levar animal até o local e hora agendados para a cirurgia. O morador também se responsabiliza pelo jejum do animal (procedimento necessário para a cirurgia), por acompanhar o animal no dia da cirurgia e também nos cuidados pós operatórios. Márcia Matilde de Lima, moradora do Jardim Gralha Azul, é um bom exemplo de moradora comprometida com com as regras do Castração Solidária. Ela conta que, há cerca de 3 meses, levou sua cadela para castrar. Desta vez, ela levou seu cachorro de 1 ano e uma gata. "Se eu marco [agendamento da castração] eu venho; e venho até antes do horário. Castração particular [em clínica] é cara", afirmou a moradora.

Cadastro - Os moradores interessados em castrar seu cão ou gato precisam fazer o cadastro via site da Prefeitura (www.araucaria.pr.gov.br - basta clicar no link de "Castração Solidária"). Podem ser castrados animais de 6 meses a 7 anos de idade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) está oferecendo o suporte na sede da secretaria (Rua Ceará, nº 79 - Parque Cachoeira), das 8h30 às 11h30 para auxiliar as pessoas que não contam com acesso à internet para realizar o cadastro. É necessário levar RG, CPF, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS) e fornecer e-mail e número de telefone para contato. Essa documentação é a mesma solicitada para quem faz a solicitação online de casa, por exemplo. A pessoa que consta no cadastro precisa estar no dia agendado para assinar a autorização. Ela pode também designar alguém, por meio de procuração a ser feita previamente na sede da SMMA.

É importante destacar que haverá avaliação dos inscritos. O morador receberá e-mail de confirmação sobre a realização da castração. Durante a solicitação do serviço, o morador também tem acesso a um texto explicativo sobre cuidados e declara estar ciente de todos esses cuidados que deverá ter com o animal para a castração (pré e pós-cirurgia). As protetoras contam com um espaço no cadastro para declarar que são cadastradas junto à Prefeitura.

Entre as vantagens da castração em cães e gatos estão: a redução da agressividade, o combate à superpopulação, a prevenção ao câncer e o aumento do tempo de vida.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES