Durante a Semana do Uso Racional de Medicamentos a Dr. Adriane Miró Vianna Benke Pereira, Coordenadora da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso do Estado do Paraná, proferiu uma palestra no Anfiteatro da Prefeitura de Araucária direcionada aos profissionais da saúde, na tarde de terça-feira (21), sobre o uso racional de medicamentos pela população idosa. Durante o evento foram argumentadas estratégias para redução da prescrição de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos. Houve a orientação sobre o acompanhamento de todos os pacientes idosos atendidos e interação com outros profissionais da rede SUS.

Durante a palestra abordou-se o fato da composição populacional ter modificado causando alterações no uso de medicamentos. Esta situação fez a população utilizar mais os serviços de saúde, ocorrendo assim a chamada polifarmácia, ou seja, uso de diversos medicamentos. O processo de envelhecimento da população brasileira foi discutido no que se refere às suas implicações sociais e de saúde pública. Como se sabe, a população idosa é mais propensa ao uso de muitos medicamentos, tendo maiores possibilidades de sofrer os efeitos da polimedicação ou polifarmácia.

Portanto há uma relevância no estudo na ocorrência de interações na atenção básica à saúde, ou seja, o foco multidisciplinar é arma poderosa através do auxílio prático com promoção de hábitos saudáveis. A desprescrição de medicamentos para idosos também foi colocada na palestra como algo criterioso e fundamental. Contudo a abordagem principal sempre é a prevenção “Hoje o primordial é a manutenção das capacidades da pessoa idosa. Estamos tratando da heterogeneidade, pois não é algo uniforme. Não podemos tratar os idosos da mesma maneira que um adulto de faixa etária mediana. Por exemplo: existem idosos com 70, 80 anos que são robustos e outros que com apenas 60 já são mais fragilizados, não podemos tratar com as mesmas metas.

Também é comum um idoso achar que sua pressão arterial está ótima quando na verdade ele pode estar correndo riscos. Apoiados em todos esses fatores a desprescrição de medicamentos vem mostrando excelentes resultados. Muitos idosos que passaram pela orientação primária, não necessitaram mais passar pela atenção secundária. O ideal é sempre buscar orientação e prevenção.” ressaltou a Dra. Adriane Miró.

A Semana do Uso Racional de Medicamentos vai até dia 23/05 nos locais:

– 22 de maio: UBS Industrial Dr. Silvio Roberto Skraba, na Rua Andorinha, 151, no Industrial. Das 9h às 16h.
– 23 de maio: UBS Costeira Alceu do Valle Fernandes, na Rua Maranhão, 2149 no Cachoeira. Das 9h às 16h.
– 24 de maio: Terminal Central de Araucária, na Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 356, no Centro. Das 13h30 às 16h.