A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde ampliou o atendimento de pacientes de forma remota, no mês de maio. O novo serviço possibilita que as consultas sejam feitas diretamente de casa, – que além de agilizar o atendimento, evita as aglomerações, protegendo os profissionais de saúde e a população – em tempos de pandemia. “A telemedicina tem como principal objetivo reduzir as distâncias e conectar os pacientes e especialistas otimizando o serviço público prestado aos colombenses”, disse a Prefeita Beti Pavin.

A teleconsulta médica acontece por meio de conversa via mensagem de texto ou vídeo chamada, ambas pelo WhatsApp através do número – 41-99827.5894. Podendo ter inclusive a prescrição de medicamentos.

“O Whatsapp foi a forma mais prática que encontramos para disponibilizar este serviço de saúde tão necessário e importante para todos. Há sempre alguém que possui ou conhece pessoas com acesso a um smartphone”, observa a Prefeita.

Desde o lançamento do serviço, no mês de maio, já foram atendidos mais de 70 pacientes, entre eles: 16 consultas para orientações a pacientes suspeitos de Covid-19; 14 atendimentos para esclarecimento de dúvidas; 4 atendimentos para renovação de receitas médicas; ligações via telefone, sendo duas sem ser pelo WhatsApp e 42 pessoas procuraram o atendimento mais de uma vez; totalizando 74 atendimentos.

O vice-prefeito, Sergio Pinheiro lembrou que as pessoas também podem optar pelo 0800-6432250 para receber os atendimentos. “Este serviço de teleconsulta via 0800 já existia no nosso município desde o início da declaração de pandemia no País”, ressalta Pinheiro.

De acordo com o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth outras tecnologias também estão sendo testadas e serão implementadas gradativamente. “Estamos sempre em busca de ferramentas que facilitem e melhorem os serviços de atendimento, além de levar qualidade e saúde para todos”, disse o secretário.

Sobre a Teleconsulta

Para ter acesso ao serviço basta o paciente, sintomático respiratório do novo Coronavírus (febre alta, tosse e falta de ar) enviar mensagens de texto ou realizar um vídeo chamada no WhatsApp. Não é necessário agendar consulta.

“Caso esteja ocupado o telefone é importante ter um pouco de paciência que a equipe retorna à ligação registrada no whats. Todos serão atendidos”, avisa o diretor de Atenção Básica, Wellington Moretti.

Segundo o coordenador da iniciativa e médico da rede pública municipal, Luzo Dantas, o atendimento as teleconsultas conta com duas médicas, uma em cada período do dia.

Para que as pessoas não precisem sair de casa, os dias e horários das consultas são de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. “Contamos com os serviços das médicas Amanda Cardoso Silva pela manhã e Caroline Brustolin Ribeiro à tarde”, disse.

Para complementar o atendimento, caso as médicas entendam que é necessário outro desdobramento da consulta, em função dos relatos, o paciente será encaminhado para a unidade mais próxima da sua casa (unidade de referência) ou para o do Pronto Atendimento Alto Maracanã.