Quem passou ou utilizou o Terminal Aquaviário Ernando Corrêa, em Pontal do Sul, nos últimos meses notou uma mudança significativa na estrutura. As obras de reforma foram viabilizadas pelo convênio 068/2016 em que o Governo do Estado atribuiu ao Município de Pontal do Paraná a administração do Terminal.

A obra de reforma e revitalização do Terminal foi dividida em várias etapas. Entre elas, as que já foram executadas são: 1-reforma do trapiche, 2-reforma dos sanitários e cobertura da bilheteria, 3-Construção do receptivo, 4-cobertura do trapiche e instalação de catracas, 5- Pintura e instalação de portões e 6- Construção de sala de apoio equipada para reuniões. A próxima etapa, prevê a construção do prédio principal que abrigará as lojas, restaurante panorâmico, mirante e lanchonetes.

A intenção é a de fornecer aos frequentadores do terminal, não só uma base para transporte náutico, mas também uma área de lazer que poderá ser utilizada durante o ano todo, por isto a equipe da prefeitura está tendo todo o cuidado no planejamento.

Em paralelo às obras de reforma, a Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com o SEBRAE e Paraná Turismo, trouxe aos prestadores de serviços, cursos de capacitação e implantou regras para o atendimento ao público, que vão desde a utilização correta dos uniformes até a fiscalização para o recolhimento correto das taxas de embarque.

Além do trabalho do município, a parceria da Prefeitura de Pontal com o Governo do Estado e prestadores de serviços como a ABALINE e a COTRANAUTA e da Secretaria Municipal de Infraestrutura em todo o processo, vem contribuindo com os avanços do terminal.

Todo o recurso utilizado para as ações é oriundo das taxas pagas pelos usuários que são repassadas ao FUMTUR – Fundo Municipal de Turismo- pelas empresas que realizam o transporte regular e só é liberado com a aprovação do Conselho Municipal de Turismo, que analisa os projetos e fiscaliza a aplicação dos recursos.