Nesta época do ano é comum a ocorrência de chuvas mais intensas, aumentando o risco de alagamentos, inundações e enchentes nas cidades. Por causa da grande quantidade de água que chega em um curto espaço de tempo, acontece o acúmulo nas ruas, perímetros urbanos e o transbordamento de rios. Esta água é poluída e contém bactérias e vírus que aumentam o risco de doenças infecciosas que pode afetar a população, como por exemplo: leptospirose, hepatite A e diarreia aguda.

Devido a esta situação, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental de Pinhais, faz um alerta dando orientações e informações a respeito de dois aspectos importantes que devem ser de conhecimento da população: a questão da limpeza dos locais afetados e a forma de como se prevenir em caso de contato com a água.

A recomendação é limpar bem as áreas e materiais que entraram em contato com a água. Quem for executar o serviço, deve colocar calça comprida, botas e luvas. Mas caso não tenha botas ou luvas, coloque em cada mão e em cada pé dois sacos plásticos amarrados para evitar o contato da pele com a água contaminada.

Se a caixa d´água for invadida, a esvazie. Esfregue as paredes com escova e pano limpo e coloque 1 litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água. Após o período de duas horas, a esvazie novamente.

É preciso também lavar pisos, paredes, bancadas e quintal com água e sabão. Desinfete, em seguida, com água sanitária na proporção de 400 ml para um balde com 20 litros de água limpa, deixando agir por 30 minutos.

A Vigilância Ambiental de Pinhais reforça alguns pontos e a forma correta de como se prevenir em caso de contato com a água:

Lave bem as mãos antes de preparar alimentos;
Utilize apenas os enlatados, cujas embalagens não apresentem amassamentos, pontos de ferrugem ou sinais de danos;
Beba sempre água potável, fervida ou com adição de cloro e a utilize para preparo de alimentos, principalmente de crianças menores de um ano;
Guarde os alimentos em recipientes bem fechados;
Não utilize água de poço (a não ser para lavar o quintal/calçadas);
Em caso de hortas que sofreram inundação, não utilize esses produtos;
Descarte medicamentos e alimentos que entraram em contato com lama ou água de enchente, mesmo aqueles embalados com plástico ou que não forma abertos.
Solicite na unidade de saúde novos medicamentos de uso contínuo, caso seja portador de doenças crônicas;
Descarte alimentos (rações) de animais domésticos;
Retire, acondicione e descarte o lixo adequadamente;
Aloje animais domésticos em local seguro para evitar contato com a água.
Serviço

A Vigilância Ambiental de Pinhais dá todas as informações, orientações e esclarecimentos aos munícipes sobre o assunto. O telefone de contato é o (41) 3912-5396.