Devaneios Motta

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Aprendizagem Baseada em Times (TBL)

TBL Team Based Learning - TBL É uma eficaz metodologia ativa de ensino que promove o aprendizado colaborativo, a persuasão e a tomada de decisão na resolução de problemas, tomando como base a teoria construtivista para a eficaz aquisição do conhecimento, interação com o meio, aplicação de conceitos,  transferência para novas situações de resolução de problemas e tomada de decisão. 2.   Justificativa Team Based Learning ou Aprendizagem baseada em times consiste no uso de equipes de 2 a 8 alunos, e foi desenvolvido conjuntamente pela Duke Corporate Education e PricewaterhouseCoopers e popularizado pelo Prof Larry Michaelsen da Universidade de Oklahoma para melhorar a interação social, colaboração e aprendizagem entre os estudantes. É um método de ensino ativo bastante flexível, geralmente é constituído por 4 etapas: 1.Leitura prévia; 2.Testes Individuais; 3.Testes em equipe e 4.Tomada de decisão. 3.   O que é? O Team Based Learning é bastante flexível, podendo ser aplicado de forma completa ou em partes, cada etapa pode ser avaliativa ou não. Segue a descrição das 4 etapas. 1. Pré-leitura pelos estudantes antes da aula, ou no início de uma aula, ou transmissão do conteúdo por outra forma de mídia; 2. Teste individual de garantia de aprendizagem – teste curto, básico, múltipla escolha e individual (sem consulta) com base no material de preparação (leitura prévia); 3. Teste em time – os alunos devem discutir as questões e responder novamente, o mesmo teste, após discussão no time e consenso sobre as respostas. IMPORTANTE: os times devem obter feedforward do professor sobre seu desempenho, logo após as respostas dos times. Interferir de modo a potencializar os conteúdos de cada questão discutida; 4. Tomada de Decisão - normalmente perguntas abertas respondidas pela equipe e que explore o entendimento do conteúdo e tomadas de decisões frente a problemas reais ou simulados, exigindo habilidades superiores da Taxonomia de Bloom. Taxonomia de BloomTaxonomia de Bloom FC 4. Como aplicar? Sensibilização         É importante que o professor explique para a turma como a metodologia será aplicada, se será avaliativa ou não, e qual etapa será avaliada. Recomenda-se que nas primeiras vezes que o professor aplique a metodologia TBL na turma, não seja de forma avaliativa, para que os alunos entendam os benefícios dessa metodologia sem criarem pré-conceitos.  Material antecipado O professor deverá fornecer o material que contém o conteúdo a ser trabalhado de forma antecipada. A Metodologia Team Based Learning talvez seja uma das mais adequadas para trabalhar o conteúdo presencial de um curso híbrido ou que utilize Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida). O conteúdo pode estar organizado em forma de trilhas de conhecimentos, textos, áudios estilo podcast, vídeo aulas, documentários ou filmes, palestras ou mesmo entregue em forma de aula expositiva. Isso já começa a evidenciar a flexibilidade desta metodologia.  Como organizar a sala de aula? A turma deve ser organizada em equipes de 5 +/- 3 integrantes, ou seja, de 2 a 8 integrantes, o professor deve ter ciência de que quanto menor o número de integrantes, menor a diversidade de respostas, mas maior a interação entre eles, e por outro lado, quanto maior o número de integrantes maior a diversidade de opiniões, mas menor a interação entre a equipe. Idealmente as equipes devem ser alocadas em “mesas redondas” no espaço da sala de aula. Como formar equipes? A formação das equipes pode ser aleatória ou dirigida, e recomenda-se manter a mesma formação durante todo o curso, mas não é uma obrigação. Operacionalização A atividade começa antes do momento da aula, ou no início de uma determinada aula, com a Leitura Prévia e aproximação do conteúdo trabalhado. Não importa a mídia escolhida pelo professor. Na sala de aula, o professor deve orientar a formação de equipes e explicar como acontecerá a atividade. Um questionário e um gabarito com o número suficiente de perguntas que cubra o assunto estudado deverá ser entregue aos alunos que responderão individualmente. Os alunos deverão ser orientados a preencher as respostas para cada questão. Responderão uma alternativa se tiver certeza da resposta, e 2 ou até 3 alternativas se não tiver certeza da resposta. Um tempo deverá ser acordado ou informado para a finalização desta etapa. Após cada aluno responder individualmente seu questionário, um novo gabarito deverá ser entregue ao time, que deverá em consenso preencher esse novo gabarito. É possível, se for o caso, construir formulários no Google Forms e programá-los para corrigir e dar feedback imediato as respostas da equipe. Após o teste em equipes o professor pode estimular os alunos a pontuarem os principais pontos aprendidos do conteúdo, ou mesmo consolidar toda essa informação numa breve aula expositiva. A quarta etapa consiste em Tomada de Decisão em equipe, onde o professor deverá aprestar questões abertas de casos ou problemas simulados ou reais e pedir que a equipe tome uma decisão para cada caso. 5.   Conclusão         A Metodologia Team Based Learning é uma metodologia ativa muito flexível, que pode ser avaliativa ou não, mas principalmente trabalha habilidades e competências impossíveis de serem trabalhas em sala de aula convencional, tais como: trabalho em times, defesa de ponto de vista, respeito a opinião alheia, persuasão, gerência de tempo, liderança, tomada de decisão e resolução de problemas. 6.   Referências bibliográficas Mitre SM et al. A formação das equipes pode ser aleatória ou dirigida, e recomenda-se manter a mesma formação durante todo o curso, mas não é uma obrigação. Ciência & Saúde Coletiva, 13(Sup 2):2133-2144, 2008 Bollela VR et al. Aprendizagem baseada em equipes:da teoria à prática Medicina (Ribeirão Preto) 2014;47(3): 293-300. Sweet M. O mínimo que você precisa saber sobre a aprendizagem baseada em equipes. Comunicação pessoal. Maio 2015 *Construtivismo → é uma teoria da aprendizagem, também entendida como uma corrente pedagógica, que tem como principal foco o entendimento da obtenção da aprendizagem relacionado com a interação do indivíduo com o meio. Os conceitos piagetianos mais fundamentais fazem referência aos mecanismos de funcionamento da inteligência e a constituição/construção do sujeito a partir de sua interação com o meio. Construtivismo O construtivismo propõe uma educação centrada no aluno, por meio de um processo colaborativo de construção do conhecimento, usando diversas ferramentas (tecnológicas ou não) para a compreensão, análise e aplicação dos conceitos e conteúdos.  

Prof. José Motta Filho

Metodologias Ativas de Ensino

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