Fonte: http://blog.netwall.com.br/a-sua-rede-esta-se-preparando-para-a-internet-das-coisas/

O mundo do trabalho no Brasil está com o Plano Nacional da Internet das Coisas que traz a regulamentação da produção de equipamentos como sensores, controladores, câmaras inteligentes, e incontáveis tecnologias que estão sendo produzidas para utilizar frequências de comunicação no Brasil. Para tanto, a ANATEL ficará com a responsabilidade de validar essas tecnologias que serão produzidas e comercializadas em nosso pais.

Entre as tecnologias que usam o conceito de Internet das Coisas “Internet of Things – IoT” , identificamos os dispositivos conectados, como eletrodomésticos inteligentes, televisores, assistentes pessoais, impressoras, roteadores e todos aparelhos com inteligência artificial ou automação residencial que auxiliam as pessoas em suas rotinas diárias por meio da conexão com a internet.

Esse Plano Nacional da Internet das Coisas foi publicado a partir de um Decreto Presidencial no dia 25 de junho deste ano, com a finalidade de promover o desenvolvimento de novas tecnologias com esse conceito, garantindo os direitos e deveres de quem produz e de quem consome.

Com essa normatização, os setores que estarão fortemente focados no processo produtivo utilizando a programação computacional, associada a máquinas são o agronegócio, saúde, cidades inteligentes e indústria.

Com essa realidade a qualificação profissional precisa ser direcionada para essa lógica produtiva, pois do contrário muitas vagas de trabalho ficarão sem preenchimento e consequentemente milhares de cidadãos desempregados.

Mais informações:

https://canaltech.com.br/inovacao/samsung-diz-que-em-cinco-anos-ninguem-mais-usara-smartphones-143115/

https://canaltech.com.br/internet-das-coisas/decreto-instaura-o-plano-nacional-de-internet-das-coisas-142751/

http://cidadejunior.org.br/Interna/8/aprendizagem