Atualmente, a sociedade mundial dispõe de um ambiente digital para acessar diferentes tipos de dados, que são distribuídos de maneira que auxilie o alto fluxo e volume deles. Nesse contexto, as empresas têm vantagens e ao mesmo tempo desafios para superar.

Considerando que nesse momento o setor de TI tem disponível em suas mãos uma estrutura robusta, que terá dados armazenados de maneira setorizada, e que passará do tradicional TI para uma infraestrutura com interconexão distribuída, decidir como será essa transição é o grande desafio do momento.

Conhecida como Arquitetura Orientada a Interconexão – IOA –  Interconnection Oriented Architecture, essa nova proposta apresenta maior velocidade de conectividade, auxiliando na implementação de novos serviços e nas formas de atuação das empresas com seus clientes, parceiros e fornecedores.

Vantagens competitivas dessa transição:

1 – Aumento da velocidade de conexões;

2 –  Suporta conexão globalizada com maior volume e velocidade de fluxo de dados;

3 – Otimiza tempo da equipe, aumentando a produtividade, pois sua estrutura é melhor distribuída, por ser organizada geograficamente;

4 – Proporciona opções de combinações de conexões, conforme surjam demandas de serviços ou consumo;

5 – Apresenta confiabilidade e possibilita o controle de acesso dos dados;

6 – Tem capacidade de adaptação para criação de novas oportunidades de negócios por meio do uso de dados analíticos, integrando informações que possibilitam gerar novas receitas.

Como fazer:

Fonte: 2017 Equinix, Inc. Disponível em: https://www.equinix.com.br/global-interconnection-index-gxi-report/