Cães e gatos já tem se submetido à técnica de acupuntura com ótimos resultados. É o caso da Pantera, uma daschund (foto), que fez o tratamento em razão de uma discopatia na região lombar; doença que atinge os discos localizados entre duas vértebras da coluna vertebral. A doença provoca dor e pode paralisar os movimentos. Após dois meses de tratamento, ela se recuperou. A incidência de discopatia nessa raça é alta, atingindo com maior incidência lhasa, beagle, pequinês e basset hound. 

A médica-veterinária e especialista em Acupuntura, do Instituto de Reabilitação Animal, Selene Círio  Leite explica que a técnica é indicada tanto para tratamento quanto para a prevenção, podendo ser utilizada para problemas ortopédicos, neurológicos, músculo-esqueléticos, dermatológicos, respiratórios, endócrinos, alérgicos e até mesmo auxiliar nos transtornos comportamentais. “Ela busca harmonizar o organismo e tratar não somente a causa, mas a raiz do problema”, diz.  

Tipos – A forma da sessão varia conforme o caso e a necessidade do paciente. O mais comum é utilizar agulhas, mas outras técnicas podem ser associadas a elas, como a laserpuntura, eletroacupuntura, cromopuntura (foto acima), aplicação de calor (moxa), implantes ou inoculação de substâncias nos pontos. A duração da sessão pode variar de 15 a 60 minutos, sendo em média de 20 a 30 minutos. Sugerem-se sessões semanais, por pelo menos quatro a seis semanas. Mas esta recomendação pode variar de profissional para profissional e também depende da gravidade do caso e resposta individual do paciente.