A york Ariel aprovou o caldinho de ossos

O caldinho de osso caseiro pode ser uma opção deliciosa e nutritiva para os cães e gatos. Feito a partir do cozimento longo de partes de frango, peixes ou carnes bovinas com ossos, ele tem sido recomendado para compor a alimentação de pets, principalmente os idosos. Além disso, é recomendado um dia de jejum de sólidos apenas com a alimentação líquida feita apenas com caldo de ossos. Confira os benefícios, indicações e a receita.

O Papo Pet conversou com a nutricionista veterinária Renata Novak, da Che Mimi Nutrição de Cães – @chezmimi.an – para saber mais sobre essa delícia nutritiva.

Papo Pet – Qual os benefícios do caldo de ossos? 

Renata – O caldo de ossos, também chamado de caldo de colágeno, é rico em aminoácidos e sais minerais que o corpo usa para montar estruturas de colágeno. Isso significa que ele é bom para as articulações, pele e intestino.

Papo Pet – Do que ele é composto?

Renata – Principalmente de glicosaminoglicanos, que são moléculas que ajudam nas articulações, pele e intestino, além de glicina, um aminoácido muitíssimo importante para o fígado fazer o “detox” do corpo

Papo Pet – Quando usar?

Renata – Pode-se oferecer 2 a 3 vezes por semana aos cães e gatos saudáveis. O caldo é muito eficiente para ajudar animais debilitados que não estão querendo se alimentar ou que tiveram episódios de vômitos ou diarreias.

Papo Pet – Por que é recomendado fazer dieta líquida com ele?

Renata – Quando fazemos um dia de jejum de alimentos sólidos, damos tempo ao nosso corpo de fazer renovações celulares em vários sistemas e fornecer o caldo nesse dia garantimos que o animal está recebendo nutrientes em altíssima quantidade para ajudar o corpo a se reequilibrar e se renovar.

Papo Pet – Como fazer o caldo de ossos?

Renata – O caldo de colágeno consiste no cozimento de 8h-24h de ossos com um pouco de carne + um pouco de vinagre + água em fogo bem baixo! Após esse período, joga-se os ossos fora (eles ficam bem moles, quase se desfazendo) e após esfriar, retira-se a gordura que subir. Então pode congelar por até 2 meses.

Papo Pet – Além do caldo, outro alimento pode ser incluído na alimentação mesmo com o uso de ração?

Renata – Muitos! Mas isso deve sempre ser calculado por um veterinário nutricionista, pois a ração é um alimento balanceado, e a inserção de algo deve manter o balanceamento. Isso é feito através de softwares que permitem que controlemos cada nutriente.

Papo Pet – Qual o maior erro na alimentação dos cães?

Renata – Com certeza o maior erro é dar alimentação natural sem acompanhamento de um nutricionista. A alimentação natural é maravilhosa e bastante vantajosa ao metabolismo em relação a um alimento comercial com conservantes, mas deve ser calculado um menu por um nutricionista.

Para quem prefere comprar prontinho o caldo, tem no @caolinarista congelado em pacotes de 200 gramas por R$ 12,00. A dica é sempre descongelar na geladeira sem o uso de microondas.