Dando continuidade à série sobre Proteção Animal iniciada em 4 de outubro, Dia dos Animais, o Blog Papo Pet divulga as propostas do candidato a prefeito de Curitiba,  Eloy Casagrande, da Rede Sustentabilidade. Entre elas a criação de um conselho tutelar de animais. 

“As questões relacionadas à proteção animal em Curitiba serão muito importantes para nossa gestão. Não podemos falar em cidade inteligente e sustentável sem pensar nos animais que a dividem conosco. Hoje, o dia a dia da proteção animal é realizado por voluntários que se organizam para recolher, alimentar e cuidar da saúde dos animais de rua. Caso você se sensibilize pela situação de um animal de rua, por exemplo, o cidadão não tem apoio nenhum do poder público municipal para assistir a esse animal. Por isso, as pessoas muitas vezes acabam ignorando a existência deles, pois não querem se incomodar”, explica Eloy Casagrande.

Propostas para proteção animal:

– Animais protegidos por uma Política Municipal de Direitos Animais a ser instituída por intermédio de um Código de Direito Animal – Ao propor e acompanhar a implementação de um Código de Direito Animal – com o estabelecimento dos direitos dos animais e dos deveres da sociedade e do Município, garantimos a efetividade destes direitos, a partir da sua regulamentação feita pelo Conselho Municipal de Direitos Animais.

 

– Criação do Conselho Tutelar Animal – A  criação dos Conselhos Tutelares Animais – a serem localizados nas Regionais do Município – terão a competência para executar a Política Municipal, aplicar sanções, inclusive multas por maus-tratos e abandono, por exemplo

 

– Criação de Fundo Municipal Animal – Com o objetivo de gerir e destinar estes valores aos animais – os quais serão usados para investimento em sensibilização pública e publicidade voltada à proteção animal e até para doar ração para animais abandonados,

 

– Criação do SUS Animal – Dentro da Política Municipal de Defesa Animal vamos prever a criação do “SUS Animal” por intermédio de convênios – a partir de requisitos pré-estabelecidos – entre o Município e Instituições de Ensino Superior, ONGs Protetoras e Clínicas Veterinárias para atender a população de baixa renda e protetores de animais, com políticas públicas de vacinação, castração e esterilização permanentes para ajudar a resolver os problemas dos animais em si, mas também de zoonoses e de saúde humana; com o objetivo de envolver a sociedade na proteção de todos os animais, domésticos e silvestres para que eles sejam protegidos e estejam livres de sofrimento, colocando Curitiba como uma cidade modelo na defesa de todos os animais.

 

Contato: [email protected]

@papopet