Antes de cair na tentação de comprar coelhos na época da Páscoa, é bom se informar sobre os cuidados necessários para ter um bichinho desta espécie. Dá um trabalhão. Precisa ter muita vontade e disposição. “A expectativa de vida de um coelho varia entre seis e dez anos. Durante esse período o animal precisará de companhia e cuidados especiais, assim como fazemos com outros pets”, comenta a mestranda em animais silvestres e consultora técnica do HiperZoo, Maria Angélica Vieira.

coelhodapascoa

Informe-seO pet center HiperZoo promove um bate-papo, nesta sexta-feira (30), com a bióloga e consultora técnica Maria Angélica Vieira e a zootecnista Tatiane Moreno e, no sábado (31), com a bióloga e o médico veterinário Dr. Marcelo Rocha Carneiro. No encontro, também serão apresentadas cinco espécies diferentes de coelhos.

Limpeza – Cuidados diários são essenciais, principalmente na higiene do ambiente onde o animal vive. “É preciso limpar comedouros, bebedouros e gaiolas dos coelhos, pois são animais extremamente sensíveis, inclusive aos gases provenientes da sua própria urina”, explica o veterinário responsável pelo atendimento de animais selvagens e pets não-convencionais nos consultórios do HiperZoo, Marcelo Rocha Carneiro. Também é necessário cortar as unhas e escovar a pelagem frequentemente, sobretudo nas raças de pelos mais longos.

Alimentação – Um dos principais cuidados com um pet é fornecer uma alimentação balanceada e fresca. Os coelhos devem comer ração extrusada (própria para coelhos), feno e alfafa em pequenas quantidades. “Petiscos próprios e folhas verdes escuras como espinafre, brócolis, couve, escarola, agrião, almeirão, acelga, folha de cenoura e de beterraba são permitidas”, comenta a bióloga. “Mas nada de oferecer sementes de frutas, biscoitos, pães, bolachas, doces, alface, repolho e couve-flor”, alerta.

E a famosa cenoura? Esse é um mito sobre os coelhos. Eles só podem consumir pequenas quantidades do legume, pois são animais herbívoros, ou seja, alimentam-se de folhas e caules em seu habitat natural.

Serviço

Bate-papo sobre cuidados e manejo dos coelhos e apresentação de raças

Quando: sexta-feira, 30 de março, e sábado, 31 de março, às 15h

Entrada: gratuita

Consultas veterinárias para animais exóticos e silvestres

Quando: mediante agendamento prévio pelo telefone (41) 3015-8586

HiperZoo – atendimento durante o feriado, 30 de março a 1º de abril, das 9h às 18h

Local: Rua Desembargador Westphalen, 3.448 – Curitiba/PR

Telefone: (41) 3051-7777