O Papo Pet conversou com a médica veterinária do Serviço de Cardiologia CardioSarraff da Clinivet, em Curitiba, e professora da PUC Paraná, Ana Paula Sarraff, para saber quais são as doenças do coração que mais atigem cães e gatos e como devemos preveni-las. Confira: 

Papo Pet: quais doenças cardíacas mais comuns em cães e gatos? E qual costuma ser o tratamento?

Ana Paula: em cães pequenos são a doenças nas válvulas cardíacas(endocardiose), nos cães grandes no músculo cardíaco (cardiomiopatia dilatada) e nos gatos na musculatura cardíaca (cardiomiopatia hipertrófica).

Nem sempre é preciso tratar. É importante a realização de exames como a ecocardiografia e a radiografia de tórax para verificar a necessidade ou não de tratamento.

Papo Pet: os gatos apresentam os mesmos problemas cardíacos?

Ana Paula: os gatos também apresentam problemas cardíacos, porém costumam manifestar somente quando a doença progride, quando param de andar ou têm falta de ar.

Papo Pet: quais raças mais propensas a desenvolver problemas no coração? Elas atingem machos e fêmeas na mesma proporção?  

Ana Paula: nos cães de pequeno porte o Poodle, Daschund, Lhasa Apso, Shith Szu, entre outros. Cães grandes seriam o Doberman, Boxer, São Bernardo, Dogue Alemão. Gatos predispostos incluem o Persa, Maine Coon, Ragdol e Sphinx. Têm maior frequência nos machos.

Papo Pet: qual recomendação para manter o coração dos pets saudável?

Ana Paula: fazer exercícios diários, alimentação adequada e avaliações de rotina a partir da meia idade, seis a sete anos.