Divulgação DPMA – Filhote vítima de tráfico

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Paraná efetuou nesta segunda-feira (24), a partir de uma denúncia anônima, a prisão de um suspeito de tráfico de animal silvestre, no Jardim das Américas, em Curitiba. Um filhote de macaco-prego foi apreendido e será encaminhado para o Centro de Apoio à Fauna Silvestre, da Prefeitura de Curitiba, para avaliação do estado de saúde e definição sobre o destino do animal. O delegado Mateus Laiola estima que o filhote tenha poucos dias de vida e tenha sido retirado da mãe recentemente.

Segundo o delegado, o acusado, de 33 anos, sem antecedentes criminais, foi liberado após prestar depoimento. A pena para esse tipo de crime é de detenção de seis meses a um ano, além de multa.

Atenção: quem deseja ter esse animal de estimação deve procurar um criadouro regularizado pelo IBAMA. Apenas os estabelecimentos cadastrados têm a criação e a venda permitidas. Uma das exigências para a regulamentação é que o macaco-prego tenha nascido em cativeiro, jamais retirado da natureza.