Se o seu gatinho, cachorro ou outro animal de estimação detestam tomar os medicamentos tradicionais, uma alternativa é consultar o seu veterinário para saber a possibilidade de prescrever um remédio formulado.

O Papo Pet conversou com a farmacêutica da Drogavet, Curitiba, Thereza Denes, para saber um pouco mais sobre as fórmulas manipuladas.

Papo Pet: quais medicações costumam ser manipulados?

Farmacêutica: com raras exceções, como no caso de alguns medicamentos para o tratamento de câncer e algumas substâncias incompatíveis com algum ingrediente da fórmula de biscoitos, é possível manipular qualquer medicamento e inúmeras associações medicamentosas nesta forma farmacêutica. O biscoito será mais atrativo para o animal, quando a substância incorporada for mais facilmente mascarada pelos ingredientes responsáveis pelo sabor dos biscoitos, que são os edulcorantes e flavorizantes, que, juntos, irão proporcionar odor e sabor à fórmula.

Papo Pet: quais são os sabores?

Farmacêutica: temos entre os doces, amendoim, avelã, banana, baunilha, canela, chocolate, doce de leite, framboesa, leite condensado, maçã, menta e morango. E sabores salgados: bacon, carne, cenoura, costela, frango, linguiça, manteiga, pão, peixe, picanha, queijo e salsicha/vina

Também existem combinações doces ou salgadas: é possível associar flavorizantes para criar sabores diferenciados como: banana com canela, chocolate com menta, maçã com canela, morango com leite condensado. Há também carne com queijo, costela com linguiça, frango com bacon, pão com linguiça, pão com manteiga, picanha com queijo.

Papo Pet: existem outras apresentações, além dos tradicionais biscoitos?

Farmacêutica: sim, os biscoitos são destinado aos cães. Temos também a pasta oral, que é recomendada para os gatos, aplicada nas patinhas, disponível nos sabores leite condensado e peixe. Quanto aos pets de menor porte, como hamster e porquinho da índia, a recomendação é para o uso dos manipulados em xaropes adocicados, no sabor avelã ou maçã, administrados em gotas. Outras formas farmacêuticas são: colírios, xampus, condicionadores, emulsões, enemas, florais, géis, mousse, pomadas, pós ou sachês, filme oral (que derrete ao ter contato com a saliva), cápsulas, soluções, suspensões e sprays.

Papo Pet: algum medicamento é possível comprar sem receita?

Farmacêutica: em regra, os medicamentos são manipulados mediante a apresentação da receita, mas a rede oferece produtos, como: florais, antipulgas, vermífugos, produtos de higiene e beleza como shampoos, condicionadores, finalizadores e ceruminolíticos, sem a necessidade da mesma.

Fotos: Priscilla Fiedller / Divulgação Drogavet