O vermífugo do seu cão está em dia? Tem dúvidas sobre esta medicação? Confira a entrevista com Alexandre Merlo, médico veterinário e gerente técnico e de Pesquisa Aplicada de Animais de Companhia da Zoetis.

Mesmo gatos que ão saem de casa precisam de vermífugo

Papo Pet: Qual a importância de manter o vermífugo de cães e gatos em dia? Qual a proteção que eles oferecem?

Alexandre Merlo: Os vermífugos protegem cães e gatos de vermes, os quais podem causar diarreia, vômitos, perda de peso e retardo no desenvolvimento. Além disso, algumas verminoses são zoonoses, ou seja, podem passar do animal para o ser humano, o que reforça ainda mais a necessidade desse cuidado.

 

Papo Pet: Cães e gatos que não saem ou passeiam pelas ruas também devem tomar?

Alexandre Merlo: Se os cães ou os gatos não possuem vermes e vivem em um ambiente não contaminado, o risco de adquirir vermes é pequeno, porém não é nulo. Como os vermes podem ser adquiridos no solo ou alimentos contaminados, sempre existe algum risco. Existe um verme de formato achatado (Dipylidium caninum) bastante comum que o cão ou o gato adquire ao ingerir pulgas, por exemplo. Portanto, animais que ficam dentro de casa o tempo todo, sem sair à rua para passeios ou idas ao pet shop e sem contato com outros animais, estão, em teoria, sob risco menor de infecção. Para esses animais, talvez a frequência de vermifugação possa ser menor. Porém, os vermífugos não devem ser abandonados.

 

Papo Pet: Como os vermífugos devem ser ministrados nas diferentes idades? A cada quanto tempo?

Alexandre Merlo: A frequência de administração deve ficar sempre a critério do médico veterinário. Em geral, filhotes recebem várias doses de vermífugos até se tornarem adultos, pois eles podem ter vermes adquiridos da mãe (pela placenta ou pelo leite) ou mesmo adquirir vermes do ambiente onde vivem. Intervalos de utilização a cada três a quatro semanas são bastante comuns para filhotes. Quando adultos, a frequência pode variar de a cada 3, 6 ou 12 meses. Atualmente, existem produtos mensais para pulgas e carrapatos que também são vermífugos, ou seja, se forem utilizados regularmente, impedirão a infecção por vermes.

 

 

Papo Pet: A quantidade da medicação é definida pelo peso?

Alexandre Merlo: Sim, sempre pelo peso do animal.

 

 

Papo Pet: Na fase adulta, o vermífugo deve ser dado a cada três meses? E se falhar?

Alexandre Merlo: A frequência pode variar. Quando se utilizam vermífugos orais e o animal não faz uso regular de um vermífugo mensal, em geral é feita uma repetição do tratamento com o vermífugo três a quatro semanas depois. Isso porque, no momento da primeira administração, pode haver vermes imaturos (jovens) que são menos afetados pelo tratamento. Esses vermes, ao crescerem após algumas semanas, tornam-se mais sensíveis ao vermífugo – é aí que a repetição do tratamento tem o seu papel: eliminar os vermes jovens que não foram eliminados com a primeira dose.