Pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), atestou que 58% dos brasileiros nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira. Segundo Sulivan França, especialista em comportamento humano e presidente da SLAC® Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching, o dado pode ser considerado alarmante, principalmente por conta do cenário desafiador que o país enfrenta atualmente.

“É uma realidade que engloba a transição para um novo governo. Aos poucos, a economia vai recuperando a confiança, porém o índice de desemprego ainda é alto e as projeções de crescimento econômico são tímidas para um futuro próximo. Por conta disso, separar um tempo para fazer o planejamento e organização financeira é fundamental”, afirma o especialista.

                              

Pensando em ajudar quem deseja iniciar um trabalho de organização de finanças, mas não sabe por onde começar, França preparou quatro dicas para os leitores do Blog People S/A. Confira:

 

Organização e controle – De acordo com França, o primeiro passo para a organização das finanças consiste em fazer uma divisão entre rendas e contas. “Em uma planilha, anote todas as suas fontes de renda e seus respectivos valores. Insira também cada uma das suas despesas e procure separá-las por categorias. Assim, é possível ter a base necessária para identificar os excessos e, consequentemente, fazer ajustes e traçar metas e objetivos”, diz.

 

Trace metas financeiras realistas – O presidente da SLAC® Coaching ressalta que quando falamos sobre organização e planejamento financeiro, é preciso tomar cuidado para não estipular objetivos fora da realidade, o que pode causar desmotivação.  “Uma dica para isso não ocorrer é fazer uma divisão entre objetivos e metas de curto, médio e longo prazos. Por exemplo, a compra de um novo imóvel é um objetivo de longo prazo, já a realização de uma viagem pode ser considerada uma meta de curto prazo. Imprevistos acontecem e são praticamente invitáveis, então, sempre que necessário, faça reformulações”, explica.

 

Poupar é a palavra de ordem – França destaca que poupar é parte fundamental de um planejamento financeiro assertivo. “É uma prática que precisa ser feita constantemente. Não adianta guardar dinheiro num mês e depois, nunca mais. Mesmo que poupe pouco, é a regularidade que garante a formação da poupança.”

 

Estude sobre o assunto – O especialista revela que aprofundar-se no assunto, especialmente para quem não possui muita familiaridade com números, é imprescindível. “Busque sempre estar informado.Se aprofunde no tema, pois, assim, você criará consciência de como os seus hábitos podem estar prejudicando a realização dos seus objetivos”, finaliza.