A Kantar IBOPE Media lança hoje o estudo Retrospectiva & Perspectivas 2017, que reporta, entre outras análises, o montante destinado para compra de espaços em mídia no país. Ao todo, 61.380 anunciantes marcaram presença nos meios e veículos monitorados pela empresa, sendo a Hypermacas o principal anunciante, com 64% de crescimento em comparação ao ano anterior.

Entre os 10 maiores anunciantes no período, quatro são do segmento farmacêutico: além da Hypermarcas, a Genomma está na vice-liderança, a Divcom Pharma Nordeste vem em 6º lugar e Ultrafarma ocupa a 10ª posição.

*Tendo como base os valores apurados em 2016 (base = 100), valores superiores a 100 ou abaixo de 100 indicam crescimento ou redução em relação ao ano base, respectivamente.

 

"O aumento de 1% no PIB e a elevação nos índices de consumo contribuíram para um desempenho melhor na compra de espaço publicitário de alguns setores e categorias de produtos. A perspectiva de crescimento na economia, junto com a realização da Copa do Mundo e das eleições devem movimentar o mercado de mídia em 2018", comenta Rita Romero, diretora de Business Insights and Development da empresa.

Entre os 10 setores que mais investiram em mídia em 2017, e que juntos representam mais de 80% de toda a atividade publicitária no último ano, apenas Comércio, Automotivo e Bebidas apresentaram retração nos números aferidos. Os setores que mais cresceram no período foram Administração Pública e Social e Farmacêutico, com 38% e 22% de variação positiva.

Praças – Entre os mercados monitorados, São Paulo segue como líder, absorvendo ¼ de toda a verba destinada para compra de espaço publicitário. Ao lado de Rio de Janeiro e Belo Horizonte, os três mercados são responsáveis por receber 38% de todo o investimento de mídia do país.

Fonte: Kantar IBOPE Media – Monitor Evolution – ME1712TOTALPTVSH – Período: de Jan/2017 a Dez/2017

*Valores publicitários brutos (GAV – Gross Advertising Value), desconsiderando descontos e negociações

 

Quando considerada a origem da autorização da verba de mídia aplicada nestes mercados, 75% dos investimentos realizados em São Paulo foram de anunciantes que autorizaram a partir da capital. Manaus e Fortaleza são outros mercados que possuem uma participação elevada de verba de mídia autorizada a partir de anunciantes locais.

 

A Kantar IBOPE Media monitora os investimentos das marcas aplicados nos principais veículos de comunicação do país, disponibilizando o total das verbas destinadas à publicidade em TV aberta, TV por assinatura, rádio, cinema, revista, jornal, out-of-home, e formatos display e search de internet. Os valores reportados são baseados no espaço ocupado pelos anunciantes e na tabela de preço dos veículos, sem qualquer redução resultante de descontos negociados entre as partes. Portanto, não representam os investimentos reais de agências e anunciantes com a compra de espaços de mídia, da mesma forma que não equivalem ao faturamento real obtido pelos veículos com a comercialização de seus inventários.