Divulgação – Alexandra Meira

Profissionais e empresas que atuam no Terceiro Setor, com ações diretas ou indiretas de responsabilidade social, deixaram de ser exceção no mercado. Mas mesmo com a relevância atingida pelo trabalho de ongs e entidades, são poucas as pessoas com formação e capacitação para atuar na gestão do setor.

 Foi com esse objetivo que o UniOpet criou a especialização inédita em Gestão e Transformação Social. Com duração de 18 meses, e aulas no Campus Rebouças, o curso oferece formação técnica e estratégica para gestores e pessoas envolvidas em ações de organizações do Terceiro Setor – as entidades da iniciativa privada que prestam serviços de caráter público, sem fins lucrativos.

 “Buscamos reunir profissionais de graduações variadas. As pessoas muitas vezes se engajam como voluntárias em causas ambientais, da saúde, infantis ou da terceira idade para depois acabarem atuando em áreas como gestão e finanças de entidades sociais, sem ter formação específica. Não existe em Curitiba hoje um curso presencial que ofereça essa especialização, apenas alguns módulos complementares, e sem esse enfoque da gestão”, explica Alexandra Meira, coordenadora do curso e profissional atuante no Terceiro Setor desde 2002.

 O leque de atuação é amplo: organizações não-governamentais, entidades filantrópicas, associações comunitárias, fundações e institutos privados sem fins lucrativos, que atuam em causas cidadãs, são algumas das entidades englobadas pelo Terceiro Setor.

Gestão estratégica social –O público alvo do curso são profissionais do Terceiro Setor, de fundações, institutos ou áreas de companhias do setor privado que realizem investimento social, além de pessoas em transição de carreira ou que buscam colocação na área. “Fiz minha carreira no Terceiro Setor, desde o início voltado ao desenvolvimento de ações e gestão, na área administrativa e de finanças. Minha especialidade é em gestão de projetos, sou formada em Economia com mestrado em Gestão Estratégica Social, de organizações e profissionais”, detalha Alexandra, que atuou em instituições como o Instituto Arte Geral, a Aliança Empreendedora e o Instituto Compartilhar.