Personal Nerd

Personal Nerd

Publicidade
Personal Nerd

Proteja suas contas na internet contra golpes e hackers

Um novo golpe anda ameaçando usuários do WhatsApp, onde contas são clonadas e utilizadas para extorquir os contatos das vítimas.

Resumindo, o golpe funciona assim: um funcionário de alguma operadora de telefonia desativa a linha de telefone da vítima e reativa em outro chip, já de posse de outro membro da quadrilha. Com o número de celular ativado no novo chip, o fraudador abre o WhatsApp e tem acesso ao backup de contatos e conversas, já que na configuração padrão, a segurança do WhatsApp verifica a conta somente pelo número do telefone. Com acesso a esse valioso conteúdo, o fraudador dá uma lida e escolhe algumas vítimas.

Até aqui veio a parte técnica, agora entra o golpe propriamente dito. Ele inventa uma desculpa qualquer e pede que amigos e familiares da vítima depositem urgentemente dinheiro numa conta que ele vai passar.

É um sistema complexo, mas algumas pessoas já caíram no golpe. É sempre bom redobrar a atenção para não cair nesse tipo de golpe (como aquele em que um bandido liga dizendo que sequestrou seu filho ou que você ganhou um prêmio), mas a dica de hoje do Personal Nerd é para você não deixar suas contas desprotegidas, evitando que invadam seu e-mail, Facebook, ou WhatsApp para roubar informações ou aplicar golpes.

WhatsApp

O WhatsApp lançou recentemente o sistema de verificação em duas etapas, oferecendo uma segurança adicional ao usuário, exigindo um código de acesso quando você registrar o número de telefone no WhatsApp novamente (quando trocar de aparelho ou quando um golpista clonar o seu número, por exemplo).

Com esta verificação em duas etapas ativada, o golpe acima não funciona.

Para ativar é muito fácil: No iPhone, abra o WhatsApp na tela inicial e vá em “Ajustes”.

img1

No Android, toque no ícone que expande o menu (os três pontinhos) e vá em “Configurações”.

Toque então na opção “Conta” e no item “Verificação em Duas Etapas”.

img3 

Toque então em “Ativar” para configurar seu código de seis dígitos. Na tela seguinte, será pedido para confirmar o código.

img5 

Por fim, o aplicativo pede o seu e-mail, o qual será usado para redefinir seu código, caso você o esqueça.

Pronto. Verificação em duas etapas do WhatsApp ativada.

Facebook

Já faz algum tempo o Facebook, dono do WhatsApp, também tem o recurso de verificação em duas etapas. Evite que seu perfil seja invadido pelos trolls da internet. No Facebook, o recurso é chamado de “Aprovações de login”.

Acessando via computador, clique na seta das configurações de conta e no item “Configurações”.

img7

No menu à esquerda, clique em “Segurança” e clique então na opção “Aprovações de login”.

Aqui você ativa a “Autenticação de dois fatores” com uma camada adicional de segurança, além da senha: pode cadastrar o seu celular para receber um código sempre que fizer login numa máquina diferente; adicionar chaves de segurança a um pendrive; configurar o gerador de códigos do aplicativo móvel do Facebook; ou gerar códigos de recuperação para guardar com você para o caso de precisar acessar em algum lugar sem estar com o celular à mão.

img8

Google/Gmail

É sempre bom evitar também que alguém acesse sua conta de e-mail, ou a conta do Google. Mesmo que alguém mal-intencionado saiba a sua senha, a verificação em duas etapas pode ajudar a proteger sua conta.

Sempre que sua conta é acessada em um novo computador, um código é enviado ao seu celular via SMS, mensagem de voz ou pelo aplicativo do Google. Também é possível ter uma chave de segurança num pendrive ou gerar códigos reserva para utilizar quando não tiver com o celular à mão.

img9

Acesse sua conta. Clique sobre sua foto no canto superior direito e no botão “Minha conta”.

img10

Na caixa “Login e segurança”, clique na opção “Verificação de Segurança”.

img11

A partir daqui o Google guia você, siga o processo passo-a-passo de configuração. Quando terminar, você será direcionado à página de configurações da verificação em duas etapas. Revise as configurações e adicione números de telefone alternativos. Na próxima vez que fizer login, você receberá uma mensagem de texto com um código de verificação.

Reforce a proteção de suas contas contra trolls, golpistas, hackers e o(a) namorado(a) ciumento(a) ¯\_(ツ)_/¯. Ficou alguma dúvida? Quer saber mais como reforçar a proteção de outras contas e aplicativos? Comenta aí que eu te ajudo. Tem outras dúvidas tecnológicas? Seu Personal Nerd está aqui para ajudar, sugira o assunto do próximo post nos comentários. Até!

Quem faz o blog

DESTAQUES DOS EDITORES