Divulgação/Polícia Civi

Um advogado suspeito de se apropriar indevidamente de indenizações pleiteadas por clientes, foi preso na tarde desta segunda-feira (17/12) por policiais da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR). Carlos Alberto de Oliveira Werneck, de 63 anos, teve sua prisão preventiva decretada pela 4ª Vara Criminal de Curitiba. Ele foi preso no apartamento onde mora no bairro Campo Comprido.

De acordo com a polícia, o advogado teria se apropriado de um valor superior a R$ 500 mil  em indenizações que deveriam ser pagas aos clientes, a maior parte referente a ações trabalhistas. Além do cumprimento do mandado de prisão, os policiais também cumpriram buscas na residência e no escritório do advogado, localizado na praça Zacarias, no centro da capital. As buscas foram acompanhadas por um membro da Seção do Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“A Justiça também deferiu pelo bloqueio de contas bancárias do advogado e pela apreensão de um veículo Troller/T4 que estaria em nome do suspeito”, ressalta o delegado-titular da DFR, Emmanoel David. Segundo ele, em apenas uma das ações trabalhistas, a Justiça teria executado a sentença com indenização no valor de R$ 70 mil. 

O delegado afirma que o advogado foi procurado inúmeras vezes pelos clientes, mas ele teria deixado de atender ao público no escritório. “Nós elencamos ao menos oito vítimas que não receberam as indenizações. A partir de agora, com a prisão do suspeito, nós acreditamos que outras vítimas deverão procurar a delegacia para prestar queixa”, diz Emmanoel.

O advogado vai responder pelo crime de apropriação indébita e, somados todos os crimes,  se condenado, poderá pegar mais de 30 anos prisão. O homem segue custodiado pela Polícia Civil à disposição da Justiça.