Divulgação/SMCS

Fiscais da Rede de Proteção Animal apreenderam, na manhã desta segunda-feira (23/4), 70 galos de rinha encontrados em uma casa na Rua das Carmelitas, no Hauer. Os responsáveis serão autuados e a multa pode chegar a R$ 105 mil.

A equipe chegou ao local por meio de uma denúncia feita via Central 156. Foi encontrado o criadouro clandestino com grande quantidade de animais, alguns soltos e outros em pequenas gaiolas, além de ração, medicamentos e do ringue que poderia ser utilizado na atividade irregular.

Os animais foram levados inicialmente para o Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar) e em seguida devem ser encaminhados para lares temporários e adoção. O material encontrado também foi apreendido. 

A apreensão dos galos foi feita com base na Lei Municipal 13.908/2011, que prevê multas e sanções para comportamentos caracterizados como maus tratos aos animais, incluindo a utilização em confrontos ou lutas.

No artigo 16º, parágrafo 3º, a lei determina que, na constatação da falta de condição mínima para a manutenção do animal sob a guarda do infrator, o município fica autorizado a fazer a remoção, se necessário com o auxílio de força policial.

“Os animais serão entregues para adoção responsável com termo de compromisso e acompanhamento pela equipe da Rede de Proteção”, conta a chefe da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, Vivien Midori Morikawa.

Para garantir que nenhum dos galos volte a ser envolvido em atividade semelhante, cada um deles receberá um microchip de identificação.

A operação contou com o apoio de agentes da Guarda Municipal. "A parceria entre as secretarias do Meio Ambiente e Defesa Social é fundamental para reprimir atividades irregulares como esta", salienta o superintendente da Secretaria da Defesa Social e Trânsito, Carlos Celso dos Santos Junior.

Rodeio

Na mesma ação, a equipe notificou o proprietário de um imóvel na CIC com denúncia de promoção de rodeios. No mesmo local, já houve notificações anteriores em razão da presença de animais soltos na estrada.